Publicidade Continue a leitura a seguir

João Fonseca mantém pleno de vitórias na Rampa Serra da Estrela

João Fonseca venceu em 'casa' e é cada vez mais líder

Publicidade Continue a leitura a seguir

Campeão nacional em 2015, João Fonseca deu mais um passo rumo ao seu segundo título absoluto ao vencer a Rampa Serra da Estrela, quarta prova do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group. O piloto da Covilhã levou o SilverCar EF10 ao triunfo na prova do CAMI Motorsport, sendo acompanhado no pódio por José Correia (Osella PA2000 Evo2) e Hélder Silva (Juno CN09).

João Fonseca já tinha vencido as provas do CPM nas rampas da Penha, Falperra e Santa Marta, prosseguindo o seu domínio na prova mais especial do ano para si, já que é natural da cidade beirã e defende atualmente as cores do Sporting Clube da Covilhã. O piloto do SilverCar registou as melhores marcas nas três subidas oficiais no exigente traçado de 5.240 metros, impondo-se em termos absolutos e na categoria Protótipos.

João Fonseca repetiu o resultado de 2015

“Este público fantástico merecia a vitória, trabalhámos muito para isso, tem sido uma emoção muito grande e tenho tido um grande apoio desde o início. O objetivo agora é arranjar mais orçamento e conseguir fazer o resto das provas para ser campeão”, afirmou João Fonseca, que alcançou a sua segunda vitória na Rampa Serra da Estrela, repetindo o resultado de 2015, então ao volante de um Norma.

José Correia (2.º) confirmou a evolução com o Osella PA2000 Evo2

A maior oposição ao piloto da casa veio de José Correia, que assegurou sempre as segundas melhores marcas no Osella PA2000 Evo2, conquistando o seu melhor resultado com o protótipo italiano até ao momento. O pódio em termos absolutos e na categoria Protótipos ficou completo com o Juno CN09 de Hélder Silva, que voltou a estar em bom plano.

Hélder Silva (3.º) voltou a subir ao pódio no CPM

Seguiram-se dois BRC, pilotados por João Salvado e Joaquim Rino, separados por escassos 0,140s (!), enquanto Hugo Araújo levou o Subaru Impreza ao primeiro triunfo da época na competitiva categoria Turismos. O piloto bracarense ficou na frente do BRC de Nuno Guimarães e do 2.º classificado entre os Turismos, Luís Nunes (Ford Fiesta ST R5+), que no entanto mantém o comando do campeonato nos Turismos.

Hugo Araújo e o Subaru Impreza foram os mais rápidos nos Turismos

Joaquim Teixeira (SEAT León Supercopa Mk3) voltou a ser o melhor nos Turismos 3, Ricardo Gomes estreou-se ao volante do Citroën DS3 R5 com a vitória nos Turismos 1 e Pedro Marques confirmou o triunfo nos Turismos 4, com o seu SEAT León MK3.

A vitória no Campeonato de Portugal Clássicos de Montanha ficou para o veterano Aníbal Rolo, com o Renault 5 Turbo, enquanto Fernando Salgueiro, em Ford Escort Mk2, foi o 2.º classificado absoluto e venceu a Divisão 6. Já Daniel Rolo, em Datsun 1200, foi o melhor na Taça de Portugal Clássicos de Montanha, enquanto jovem João Diogo Santos voltou a vencer na Taça de Portugal de Montanha, no Fiat Punto Sport 85.

Além da vertente desportiva, a Rampa Serra da Estrela voltou a ter milhares de espectadores num dos percursos mais emblemáticos do calendário: “Uma organização é avaliada quando está à altura dos problemas que lhe surgem, e acho que, felizmente, o CAMI Motorsport esteve à altura. Resolvemos tudo de forma rápida e em segurança, que é o que as pessoas esperam de nós. De salientar que nada disto seria possível sem o grande apoio e empenho do Município da Covilhã, e claro, da FPAK. Até 2020 e, esperemos, com novidades muito boas”, referiu Nuno Loureiro, presidente do CAMI Motorsport.

Presente na prova esteve também o vereador do desporto da Câmara Municipal da Covilhã, José Miguel Oliveira: “Para a cidade isto é uma festa. Quero agradecer ao CAMI e à Federação (FPAK) todo o apoio e empenho que mostraram nesta organização. Tivemos muito público, um tempo fantástico e acho que esta parceria, Federação, CAMI e Câmara Municipal, aqui na Serra da Estrela, foi um sucesso.”

RAMPA SERRA DA ESTRELA – CLASSIFICAÇÕES ONLINE

FOTOS: Zoom Motorsport