Nem a neve travou campeão Kristoffersson em Montalegre

A Final de Montalegre ficou marcada pela neve

Pelo quinto ano consecutivo, Montalegre recebeu o Campeonato do Mundo FIA de Ralicross mas desta vez foi a meteorologia a assumir protagonismo. Chuva, neve, sol e vento marcaram um fim de semana onde o sueco Johan Kristoffersson (Volkswagen) conseguiu a segunda vitória consecutiva, na frente das estrelas Sébastien Loeb (Peugeot) e Petter Solberg (Volkswagen).

Apesar de já ser conhecido pela sua instabilidade climatérica, nunca se tinha visto nada assim no Circuito Internacional de Montalegre. O fim de semana do Campeonato do Mundo FIA de Ralicross (World RX) teve as mais diversas condições meteorológicas, terminando com uma intempérie de vento e neve que, ainda assim, não impediu um grande espetáculo em pista durante as Finais.

Johan Kristoffersson (VW) está imparável no World RX

Depois do arranque em Barcelona, a segunda prova da temporada acabou por ter o mesmo desfecho na ‘rainha’ categoria dos Supercars, com o campeão em título Johan Kristoffersson a bater Sébastien Loeb numa final emocionante… e com a neve a aparecer em força. Foi a nona vitória nos últimos 11 eventos para o piloto da Volkswagen, que já tinha ganho em Montalegre em 2015.

Sébastien Loeb (Peugeot) está cada vez mais perto de voltar a vencer no Ralicross

Sébastien Loeb também voltou a dar excelentes indicações e liderou o primeiro dia de competição, no sábado, repetindo o segundo lugar que já tinha obtido em Barcelona, após a desclassificação de Mattias Ekström em Espanha.

Petter Solberg colocou o outro Volkswagen Polo R oficial no pódio, após um interessante duelo com Loeb que começou logo na primeira curva, quando ambos optaram por ir à Joker Lap na mesma altura. O francês emergiu desse duelo na frente mas Solberg manteve sempre o seu ex-rival no WRC sob pressão.

A pista de Montalegre voltou a receber uma enchente

Seguiram-se o Audi de Andreas Bakkerud, que tinha sido o mais rápido na fase de qualificação, o Renault de Guerlain Chicherit, grande surpresa do fim de semana, e o Peugeot do jovem Timmy Hansen, que fez um pião na Final.

Esta foi a segunda vitória de Kristoffersson em Portugal

Registo ainda para a vitória do letão Artis Baumanis (Skoda) na categoria Super 1600, num fim de semana onde os portugueses Mário Barbosa (Citroën DS3 Supercar), Joaquim Santos (Ford Focus Supercar), Hélder Ribeiro (Citroën C2 S1600) e Mário Teixeira (Ford Fiesta S1600) não tiveram muita sorte nas respetivas categorias.

CLASSIFICAÇÕES – BOMPISO WORLD RX PORTUGAL

Fotos: Zoom Motorsport e oficiais