Open de Portugal de Karting entregou primeiros títulos da época

Mais de uma década depois, o Open de Portugal de Karting renasceu por iniciativa da atual direção da FPAK, que decidiu (e bem) recuperar esta prova única que serve como arranque oficial da época nacional. Sob a organização do Clube Automóvel do Minho, um total de 63 pilotos distribuídos por nove categorias estiveram presentes no Kartódromo de Viana do Castelo, num fim de semana que atribuiu os primeiros títulos de 2018.

Categoria Iniciação

A categoria Iniciação – com motores Honda e chassis Birel – foi uma das mais interessantes de seguir no Open de Portugal de Karting, dado que o número de participantes (11) cresceu significativamente em relação aos anos anteriores.

Entre os jovens iniciados dos 5 aos 7 anos de idade, o mais rápido nos treinos cronometrados foi Guilherme Morgado, com a marca de 1m24,602s, pelo que assegurou a pole-position para a primeira manga de qualificação, na qual se viria a impor o detentor da Taça de Portugal, José Maria Gouveia, que também rubricou a volta mais rápida em 1m23,214s. Morgado cruzou a meta na 2.ª posição e Joana Lima foi 3.ª classificada, na frente de Tomás Fernandes e Romeu Mello que encerraram, respetivamente, o top-5.

Na segunda manga de qualificação, José Maria Gouveia voltou a vencer (com a volta mais rápida em 1m23,065s) após boa réplica de Guilherme Morgado, 2.º classificado. Joana Lima e Tomás Fernandes foram novamente os 3.º e 4.º posicionados, respetivamente, e desta vez foi Beatriz Costa a fechar o top-5.

Na Final, disputada em cinco voltas aos 1.107 metros do circuito minhoto, José Maria Gouveia largou da pole-position e dominou todos os acontecimentos até à bandeira xadrez – com a volta mais rápida em 1m22,975s –, conquistando assim o Open de Portugal de Karting de forma indiscutível.

Guilherme Morgado foi um honroso 2.º classificado e Joana Lima também brilhou ao completar o pódio. Tomás Alves e Beatriz Costa encerraram o top-5. Tomás Fernandes garantiu a sexta posição, na frente de Ricardo Santos, Romeu Mello, Tiago Santos, Adriana Araújo e Vasco Moreira, respetivamente.

Categoria Cadete

No Open de Portugal Karting da categoria Cadete (pilotos dos 7 aos 10 anos de idade), Santiago Alves (chassis Madcroc) foi o mais rápido nos treinos cronometrados, ao estabelecer a melhor marca em 53,092s.

O piloto de Lisboa garantiu assim a pole-position para a primeira manga de qualificação durante a qual travou um duelo com José Pinheiro (Praga), que viria a levar a melhor. Alves foi 2.º classificado – com a volta mais rápida, em 52,810s –, seguindo de João Maria Gouveia (Tonykart), Manuel dos Santos (Topkart) e Tiago Lima (EKR) que fechou o top-5.

Na segunda manga de qualificação, o vimaranense José Pinheiro largou da ‘pole’ e voltou a vencer, após duelo final com Manuel dos Santos que cruzou a meta no 2.º lugar mas que, contudo, acabaria por ser relegado para a 4.º posição após uma penalização de cinco segundos. Assim, João Maria Gouveia foi 2.º classificado e Santiago Alves – que ainda esteve na liderança na primeira metade da corrida – viu a bandeira xadrez no 3.º posto. Desta vez, foi Maria Germano Neto a encerrar o top-5.

Na Final, que incluiu 11 voltas ao traçado de 1.107 metros, José Pinheiro arrancou naturalmente da pole-position e cedo se começou a assistir a um duelo com Santiago Alves, seguido de bem perto por João Maria Gouveia e Manuel dos Santos. A posições mantiveram-se praticamente inalteradas até à última volta, altura em que Santiago Alves assumiu o comando e não mais o largou, conquistando assim o seu primeiro título em 2018.

José Pinheiro foi um honroso 2.º classificado e João Maria Gouveia – que assinou a volta mais rápida da corrida, em 52,567s – completou o pódio final. Manuel dos Santos garantiu logo a seguir a 4.ª posição e Maria Germano Neto conseguiu fechar o top-5.

Nuno Cachada (Sodikart) foi 6.º classificado, na frente de Martim Marques (Sodikart), Pedro Moura (Praga), Rodrigo Vilaça (Tonykart) e Rodrigo Ferreira (Sodikart), pilotos que encerraram, respetivamente, o top-10.

Um toque fez com que Rodrigo Seabra (Sodikart) saísse de pista na derradeira volta, mas ainda regressou para ser o 11.º classificado. Tiago Lima também não teve sorte devido a um incidente no primeiro terço da corrida, assim como Noah Monteiro (FA), filho do piloto Tiago Monteiro. Pedro Soares (Sodikart), por outro lado, não alinhou nesta corrida decisiva. Recorde-se que há 11 anos, na última vez que o Open de Portugal tinha sido disputado, a prova da Cadete tinha sido ganha pelo talentoso Eduardo Jesus.

Categoria Juvenil

A categoria Juvenil (para pilotos com idade entre os 10 e os 12 anos) foi a menos participada neste Open de Portugal, contando com quatro pilotos inscritos. Entre estes, perspetivava-se um duelo particular entre Lourenço Marques (Top Kart) e Matilde Ferreira (Praga), os mais experientes do grupo, com Pedro Carvalho (Tonykart) e o ‘rookie’ Francisco Costa (Praga) na expectativa.

No sábado, Lourenço Marques começou por estabelecer a melhor volta nos treinos cronometrados, rodando em 50,465s mas o jovem piloto de Leiria seria depois afetado por diferentes problemas mecânicos que condicionaram o seu fim de semana.

Matilde Ferreira, por seu turno, começou a sua época da melhor forma, vencendo as duas mangas de qualificação e a Final, obtendo ainda a volta mais rápida da corrida e arrebatando o primeiro título absoluto da sua carreira. A jovem piloto de Oeiras terminou a corrida decisiva na frente de Lourenço Marques, com Pedro Carvalho a conseguir subir ao pódio final, depois de já ter sido 3.º e 2.º classificado, respetivamente, nas duas mangas de qualificação.

Já Francisco Costa foi o 4.º classificado da categoria Juvenil e também acumulou uma experiência importante nesta sua estreia no Karting de competição.

Como curiosidade, refira-se que o último vencedor do Open de Portugal na categoria Juvenil (em 2007), então designada Sub-12, tinha sido David Matos Chaves, seguido de José Pedro Faria (campeão nacional de Fórmula Ford em 2016).

Categoria Júnior

A Júnior contou com um total de 15 participantes no fim de semana minhoto, dando início a uma época promissora nesta categoria reservada a pilotos com idades entre os 12 e os 15 anos. No sábado, Guilherme de Oliveira (Tonykart) começou por estabelecer o melhor tempo nos treinos cronometrados, rodando em 45,943s. O piloto de Vila Nova de Gaia, campeão nacional Júnior e vencedor do Rotax Max Challenge Portugal em 2017, começou no domingo com duas exibições dominadoras nas mangas de qualificação. Na primeira manga, Guilherme de Oliveira ficou na frente de Afonso Ferreira (Tonykart) e Rodrigo Leitão (Tonykart), enquanto na segunda manga o campeão nacional em título terminou na frente de Luís Alves (Sodikart) e Afonso Ferreira (Tonykart).

Largando da pole-position para a Final, Guilherme de Oliveira era naturalmente o favorito à conquista do Open de Portugal mas a corrida decisiva foi bem mais emotiva do que as mangas de qualificação. Afonso Ferreira – vencedor da Taça de Portugal em 2017 – esteve à altura do desafio e passou pela liderança da Final, encetando um excelente duelo com Guilherme de Oliveira. Estes dois pilotos protagonizaram excelentes (e leais) ultrapassagens até à manobra decisiva, a quatro voltas do final, quando Guilherme de Oliveira conseguiu passar em definitivo para o comando da corrida. O piloto gaiense, que esta época já alinhou na prova de abertura do Campeonato de Espanha de Karting e que no próximo fim-de-semana vai disputar a ronda inaugural do Troféu Ibérico Rotax, começou a sua época nacional com a conquista do Open, com Afonso Ferreira a ocupar o lugar intermédio do pódio. Rodrigo Leitão (Tonykart), que rodou sempre no 3.º lugar, também subiu ao pódio na Final, já depois de ter sido 3.º e 4.º classificado nas mangas de qualificação. João Mendes (Sodikart) – filho do campeão nacional X30 Super Shifter Master, Vítor Mendes – foi o 4.º classificado da Final, na frente de Luís Leão (FA) e de Pedro Perino (Tonykart), que chegou a destacar-se nas mangas de qualificação. Luís Alves (Sodikart), outro dos naturais candidatos aos primeiros lugares nesta categoria, esteve algo azarado no fim-de-semana de Viana do Castelo e terminou a Final minhota no 7.º lugar, depois de ter sido 2.º classificado na derradeira manga de qualificação. Seguiram-se o estreante Rodrigo Lessa (Tonykart) – sobrinho do ex-campeão nacional João Barros –, Santiago Ribeiro (Birel ART), Gustavo Francisco (CRG), Manuel Soares (FA), Diogo Martins (Birel ART) e o checo Zdenek Chovanec (Tonykart), que ainda assim conseguiu a melhor volta da Final.

Refira-se que em 2007, na edição anterior do Open de Portugal de Karting, o pódio da categoria Júnior tinha sido composto por André Costa, João Correia e Ruben Jorge.

Categoria X30 Sénior

A categoria X30 Sénior, onde competem pilotos com idades a partir de 15 anos, teve um total de nove concorrentes em Viana do Castelo, num pelotão onde se destacou Guilherme Gusmão, com chassis Exprit. O piloto de Évora, vice-campeão nacional Júnior em 2017, fez a transição para a X30 Sénior e começou a sua época com um fim-de-semana exemplar, sendo o mais rápido nos treinos cronometrados (com um tempo de 44,748s) e venceu depois as duas mangas de qualificação e a Final, garantindo assim o primeiro título da época.

Na corrida decisiva, Guilherme Gusmão ficou na frente de Manuel Leão (FA), que a duas voltas do final conseguiu passar para a frente de Álvaro Montenegro (FA). Leão ocupou, assim, o lugar intermédio do pódio em Viana do Castelo, enquanto Montenegro obteve a volta mais rápida da Final com um registo de 44,875s.

João Galveias (Tonykart) e João Vairinhos (Praga) encetaram um excelente duelo na Final e completaram o top-5 por esta ordem. Seguiram-se Lourenço Mendes (FA) e Luís Caetano (Madcroc), que terminaram a Final separados por 0,3s, ambos na frente de Noah da Silva (DR) e João Ferreirinha (Sodikart).

A título de curiosidade refira-se que em 2007, numa altura em que esta categoria se designava Intercontinental A (motores de 100cc), o vencedor de Open de Portugal de Karting foi Miguel Raposo, seguido de André Monteiro e Bruno Lisboa (atual mecânico do jovem Ivan Domingues, detentor da Taça de Portugal da categoria Juvenil).

Categoria X30 Shifter Sénior e Júnior e Categoria X30 Super Shifter Master e Gentleman

As categorias X30 Shifter e X30 Super Shifter partilharam a mesma grelha em Viana do Castelo, contemplando um total de quatro classes em pista: Júnior (dos 15 aos 18 anos de idade), Sénior (dos 18 aos 32 anos), Master (dos 32 aos 45 anos) e Gentleman (com mais de 45 anos).

Nos treinos cronometrados, os mais rápidos foram Hugo Marreiros (DR) na Shifter Sénior (43,049s), Rodrigo Ferreira (Praga) na Júnior (43,270s), Joel Magalhães (BirelArt) na Super Shifter Master (43,317s) e Ilídio Fernandes (Sodikart) na Super Shifter Gentleman (43,378s).

Nas duas mangas de qualificação, vitórias para Rodrigo Ferreira na Shifter Júnior, Tiago Teixeira (Birel ART) na Sénior, Joel Magalhães na Master e Ilídio Fernandes na Gentleman. Na segunda manga de qualificação, Ferreira, Teixeira e Fernandes voltaram a triunfar e na Sénior seria Miguel Ramos (CRG) a ganhar.

Na Final, que incluiu 15 voltas ao traçado de 1.107 metros, Miguel Ramos teve um arranque-canhão e assumiu a liderança para não mais a largar até final, festejando assim a vitória na categoria X30 Shifter Sénior.

Na 2.ª posição, e sempre a pressionar Ramos, terminou Joel Magalhães, suficiente para vencer a categoria X30 Super Shifter Master. Tiago Teixeira foi 3.º à geral, seguido de Hugo Marreiros (2.º e 3.º classificados, respetivamente na X30 Shifter Sénior), enquanto João Barros (Birel ART) e Diogo Teixeira (Maranello) foram os 5.º e 6.º posicionados à geral, completando o pódio da X30 Super Shifter Master.

Pedro Oliveira (Kosmic) cruzou a meta no 7.º posto e foi 4.º na Master, seguindo-se Rodrigo Ferreira – vencedor na X30 Shifter Júnior e autor da volta mais rápida à geral em 43,537s –, que se viu impossibilitado de lutar pelos lugares frente depois de um incidente com Paulo Martins (Sodikart), que foi forçado a abandonar.

João Cunha (Sodikart) terminou na 9.ª posição e fechou o top-5 da Master, enquanto Manuel Ramos (CRG) encerrou o top-10 à geral e triunfou na categoria X30 Super Shifter Gentleman.

Apontado como principal favorito na Gentleman, Ilídio Fernandes viu o azar bater à porta no último terço da corrida, sendo forçado a abandonar quando era 6.º classificado à geral, depois de um despiste no final da reta da meta.

Como curiosidade, o último Open de Portugal disputado em 2007 e na categoria Livre 125, equivalente às atuais categorias com caixa de velocidades, o vencedor foi João Barros (piloto de ralis que continua a demonstrar a sua paixão pelo karting), seguido do seu irmão Elias Barros e de Luís Santos.

Texto: Filipe Cairrão

Imagens: Hellofoto – Alexandre Júnior