Rali Fafe Montelongo: Lukyanuk domina etapa inicial

03/10/2020

Alexewy Lukyanuk (Citroën C3 R5) venceu seis das nove classificativas da 1.ª etapa do Rali Fafe Montelongo (Foto t-world/ERC)
O russo Alexey Lukyanuk (Citroën C3 R5) dominou a 1.ª etapa do Rali Fafe Montelongo, a contar para o FIA ERC, e construiu vantagem apreciável num dia marcado por variações climatéricas que tornaram a escolha de pneus um verdadeiro quebra-cabeças para os pilotos.

O atual líder do FIA ERC assinou exibição consistente e viu os adversários mais diretos perderem terreno de modo irremediável ou ficarem mesmo fora de combate.

«Conseguimos construir uma boa vantagem. Não tivemos problemas e terminámos o dia de forma positiva», referiu o líder, grato à equipa e à Pirelli, uma vez que «as mudanças de tempo tornaram esta experiência mais louca».

Após as nove classificativas do programa de ontem, cumpridas, ora com o asfalto seco, ora molhado, Lukyanuk garantiu 38,3 segundos de vantagem para Ivan Ares (Hyundai i20 R5). O piloto galego, campeão de Espanha de ralis em 2017, foi subindo na classificação na fase final da etapa e aproveitou a desistência do mundialista Craig Breen, que abandonou na última especial do dia, após um toque no troço anterior, que arrancou a roda traseira esquerda do Hyundai i20 R5.

Nessa fase do rali, já Oliver Solberg, vice-líder do Europeu FIA, estava fora da luta pela vitória: na segunda secção fez escolha desastrada de pneus – montou para piso molhado e o asfalto apresentou-se seco – e depois teve problemas no escape do VW Polo GTi R5e perdeu mais de seis minutos.

O jovem piloto sueco conseguiu alinhar após maratona – 13 horas e 20 minutos – de trabalho da equipa integrada pelo mecânico português Marco Moreiras, detentor de vasto currículo internacional e homem de confiança de Petter Solberg, o patrão do team.

Face a tantas incidências, o francês Yoan Bonato (Citroën C3 R5) está no 3.º lugar, a escassos 0,4 segundos Ivan Ares. Um duelo que promete continuar nas nove especiais deste domingo.

João Barros é o melhor português

Referência para a melhor dupla portuguesa em prova — João Barros/Jorge Henriques (Citroën C3 R5) – que ocupa o 13.º lugar da geral, a 2m 37,1 s do líder.

João Barros e Jorge Henriques (Citroën C3 R5)são a melhor dupla poryuguesa em prova no 13.º lugar da geral (Foto t-world/ERC)

A dupla Pedro Almeida/Hugo Magalhães (Peugeot 208 Rally 4) ocupa o 3.º posto na categoria RC4; (19.º da geral); Aloísio Monteiro/Sancho Eiró (Skoda Fabia R5) estão no 22.º lugar em termos absolutos, José Paula/Valter Cardoso (Peugeot 208 T16) são 24.ºs; Mário Castro/Ricardo Cunha (Ford Fiesta 2RT) são 5.ºs da RC4, logo seguidos por Manuel Pereira/P. Magalhães (Peugeot 208 R2).

Classificação (após 1.ª etapa)

1.º Alexey Lukyanuk/Dmitri Eremeev (Citroën C3), 57.37,4 minutos

2.º Ivan Ares/David Vasquez (Hyundai i20, a 38,3 segundo

3.º Joan Bonato/B. Boulloud (Citroën C3), a 38,7 segundos

4.º Grégoire Munster/Louis Louka (Hyundai i20), a 1.13,3 minutos

5.º Efren Llarena/Sara Fernandez (Citroën C3), a 1.15,9 minutos

 

Vencedores nacionais

 

Nas competições sob a égide da FPAK, a dupla Luís Mota/Alexandre Ramos (Mitsubishi Lancer Evo VI) venceu a prova do Campeonato de Portugal de Clássicos.

No Campeonato Nortes, nova vitória de Lucas Simões/Simplício Gonçalves (Mitsubishi Lancer Evo IX).

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