A prova do Clube Automóvel de Amarante apresenta lista com 34 inscritos, sendo de salientar mais de metade — 18 equipas — em viaturas Rallye 2 (R5).
A prova desenrola-se nas classificativas de terra batida dos concelhos de Amarante, onde estarão instalados o pódio e o parque de assistência; Baião, local de partida e do reagrupamento na 1.ª etapa, e Marco de Canaveses, palco da superespecial noturna.
Os melhores valores nacionais vão estar em ação neste regresso ao continente, após a jornada europeia nos Açores.
Entre os pilotos estrangeiros inscritos, destaque para o irlandês Josh McErlean (Hyundai i20 N R5), piloto da equipa Júnior da Hyundai e que no ano passado foi 11º classificado neste rali, e ainda o saudita Rakan Al-Rashed (VW Polo GTi R5), que faz dupla com o navegador português Hugo Magalhães, e que recentemente venceu o Rali do Kuwait, a contar para o Campeonato FIA do Médio Oriente.
Para além de diversos pilotos oriundos do país vizinho, há ainda a registar o jovem uruguaio Andrés Marieyhara, participante na Peugeot Rally Cup Ibérica e que irá preparar a sua estreia na prova portuguesa do WRC com o Peugeot 208 Rally4.Na frente do CPR, tal co mo sucedo no FIA ERC, a dupla Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia) parte em vantagem: tem 14 pontos de vantagem face a Bruno Magalhães (Hyundai i20) e 15 em relação a Miguel Correia (Skoda Fabia).
Mais atrasado, consequência de um início de temporada algo azarado, o atual campeão nacional Ricardo Teodósio (Hyundai i20) vai tentar recuperar pontos perdidos.
Os pilotos do Team Hyundai Portugal tiveram, entretanto, a ajuda de Dani Sordo, piloto oficial da marca sul coreana, nos testes preliminares de preparação para a este rali.
Objetivo idêntico tem José Pedro Fontes (Citroën C3), que é candidato a lugar cimeiro, tal como Pedro Meireles (Hyundai i20) e Pedro Almeida (Skoda Fabia).
No entanto admite que vai ser um rali muito renhido e antevê diferenças muito curtas entre os principais candidatos à vitória: Penso que haverá uma intensa luta até ao último quilómetro».
Para Bruno Magalhães (Hyundai i20) é preciso evoluir e refere que «temos que trabalhar para ter o carro cada vez mais competitivo e ser mais fortes para não deixar o Armindo fugir. Na parte final do Rali dos Açores estive a 30 e depois a 11 segundos de diferença dele, só que tive problemas e não foi possível lutar até ao fim, mas aguentar a posição que ocupava para assegurar pontos».
No pódio atual do CPR, Miguel Correia (Skoda Fabia) encara o rali muito motivado, e adianta que «a estratégia será idêntica à das provas anteriores, ou seja, fazer o melhor possível. No último rali já conseguimos resultados mais interessantes e mais próximos do pelotão da frente. O objetivo, agora, passa por tentar manter essa toada o mais à frente possível, talvez um pouco até no meio do grupo da dianteira», sublinha o jovem piloto bracarense.
Nesta fase, marcada por muita controvérsia em torno de outros campeonatos de ralis – Promo e Start sob a égide da FPAK, apenas 14 concorrentes estão inscritos para esta prova no Promo.
O Clube Automóvel de Amarante não poupou esforços para dar a maior visibilidade e projeção ao rali. Nesse sentido, estão previstas quatro transmissões em live streaming: na noite do dia 15 de abril (6.ª feira), direto da super-especial (21.00 horas) emitidos no Facebook e nos canais Youtube da FPAK e da Movielight.
No dia 16 de abril (sábado), emissão de 30 minutos, entre as 13.30 e as 14.00 horas, que incluirá comentários, entrevistas com os protagonistas e ainda imagens das classificativas da manhã.
A parte final de Aboboreira-2 (Power Stage? Ter+á transmissão com início às 18.45 horas.
A cerimónia do pódio, na ponte de S. Goinçalo, em Amarante, será transmitida cerca das 20 horas.
Sexta feira (15 de Abril)
Treinos livres/Vila Boa de Quires (3,47 km) – 08h00/09h00
Qualificação/ing – Vila Boa de Quires (3,47 km) – 09h30/10h00
Shakedown (Prioritários) – 10h30/11h00
Shakedown (Outros pilotos) – 11h00/12h30
Partida (Baião) – 16h00
PEC 1 – Baião Vida Natural 1 (8,92 km) 16h30
Reagrupamento em Baião (entrada) 17h00
Reagrupamento em Baião (saída) 18h00
PEC 2 – Baião Vida Natural 2 18h10
Reagrupamento no Marco de Canaveses (Entrada) 19h30
Saída do reagrupamento 21h05
PEC 3 – Marco Rios de Emoção (2,07 km) 21h30
Parque de Assistência (entrada) 22h15
Parque Fechado (entrada) 23h03
Sábado (16 Abril)
Partida do Parque de Assistência (Metalo Cardoso) 08h55
PEC 4 – Amarante Natureza Criativa 1 (15,14 km) 10h00
PEC 5 – Marão 1 (10,67 km) 11h00
PEC 6 – Amarante Natureza Criativa 2 12h20
Parque de Assistência (entrada) 13h15
Parque de Assistência (saída) 14h30
PEC 7 – Aboboreira 1 (16,00 km) 15h20
PEC 8 – Marão 2 16h20
PEC 9 – Aboboreira 2 (Power Stage) 18h45
Parque de Assistência (entrada) 19h45
Parque de Assistência (saída) 19h55
Final em Amarante (Ponte de São Gonçalo) 20h10
Saber mais em:
www.terrasdaboboreira.pt