O Rali Terras de Aboboreira é a 3.ª prova da temporada
O Rali Terras de Aboboreira, na estrada nos dias 15 e 16 de abril, terceira jornada do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) integra, em estreia, o European Rally Trophy/ERT Iberian Rally Trophy e desenrola-se em classificativas rápidas, técnicas e de grande beleza, que têm sido palco mundialista de eleição.

A prova do Clube Automóvel de Amarante apresenta lista com 34 inscritos, sendo de salientar mais de metade — 18 equipas — em viaturas Rallye 2 (R5).

A prova desenrola-se nas classificativas de terra batida dos concelhos de Amarante, onde estarão instalados o pódio e o parque de assistência; Baião, local de partida e do reagrupamento na 1.ª etapa, e Marco de Canaveses, palco da superespecial noturna.

Os melhores valores nacionais vão estar em ação neste regresso ao continente, após a jornada europeia nos Açores.

Entre os pilotos estrangeiros inscritos, destaque para o irlandês Josh McErlean (Hyundai i20 N R5), piloto da equipa Júnior da Hyundai e que no ano passado foi 11º classificado neste rali, e ainda o saudita Rakan Al-Rashed (VW Polo GTi R5), que faz dupla com o navegador português Hugo Magalhães, e que recentemente venceu o Rali do Kuwait, a contar para o Campeonato FIA do Médio Oriente.

Para além de diversos pilotos oriundos do país vizinho, há ainda a registar o jovem uruguaio Andrés Marieyhara, participante na Peugeot Rally Cup Ibérica e que irá preparar a sua estreia na prova portuguesa do WRC com o Peugeot 208 Rally4.

Na frente do CPR, tal co mo sucedo no FIA ERC, a dupla Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia) parte em vantagem: tem 14 pontos de vantagem face a Bruno Magalhães (Hyundai i20) e 15 em relação a Miguel Correia (Skoda Fabia).

Mais atrasado, consequência de um início de temporada algo azarado, o atual campeão nacional Ricardo Teodósio (Hyundai i20) vai tentar recuperar pontos perdidos.

Os pilotos do Team Hyundai Portugal tiveram, entretanto, a ajuda de Dani Sordo, piloto oficial da marca sul coreana, nos testes preliminares de preparação para a este rali.

Objetivo idêntico tem José Pedro Fontes (Citroën C3), que é candidato a lugar cimeiro, tal como Pedro Meireles (Hyundai i20) e Pedro Almeida (Skoda Fabia).

A dupla Armindo Araujo/Luís Ramalho (Skoda Fabia) lidera o CPR e o ERC

Moralizado pelo bom início de temporada, Armindo Araújo sublinha que «conseguimos, nas duas primeiras provas, criar uma boa distância para os nossos principais adversários. Vamos para este rali com o mesmo foco de sempre, o de lutar pela vitória, e com isso procurar dilatar a liderança no CPR».

No entanto admite que vai ser um rali muito renhido e antevê diferenças muito curtas entre os principais candidatos à vitória: Penso que haverá uma intensa luta até ao último quilómetro».

Para Bruno Magalhães (Hyundai i20) é preciso evoluir e refere que «temos que trabalhar para ter o carro cada vez mais competitivo e ser mais fortes para não deixar o Armindo fugir. Na parte final do Rali dos Açores estive a 30 e depois a 11 segundos de diferença dele, só que tive problemas e não foi possível lutar até ao fim, mas aguentar a posição que ocupava para assegurar pontos».

Bruno Magalhães e Carlos Magalhães (Hyundai i20) ocupam a vice-liderança do CPR

No pódio atual do CPR, Miguel Correia (Skoda Fabia) encara o rali muito motivado, e adianta que «a estratégia será idêntica à das provas anteriores, ou seja, fazer o melhor possível. No último rali já conseguimos resultados mais interessantes e mais próximos do pelotão da frente. O objetivo, agora, passa por tentar manter essa toada o mais à frente possível, talvez um pouco até no meio do grupo da dianteira», sublinha o jovem piloto bracarense.

Miguel Correia em dupla com Jorge Carvalho (Skoda Fabia) é 3.º classificado no CPR

Nesta fase, marcada por muita controvérsia em torno de outros campeonatos de ralis – Promo e Start sob a égide da FPAK, apenas 14 concorrentes estão inscritos para esta prova no Promo.

Transmissão em live streaming

O Clube Automóvel de Amarante não poupou esforços para dar a maior visibilidade e projeção ao rali. Nesse sentido, estão previstas quatro transmissões em live streaming: na noite do dia 15 de abril (6.ª feira), direto da super-especial (21.00 horas) emitidos no Facebook e nos canais Youtube da FPAK e da Movielight.

No dia 16 de abril (sábado), emissão de 30 minutos, entre as 13.30 e as 14.00 horas, que incluirá comentários, entrevistas com os protagonistas e ainda imagens das classificativas da manhã.

A parte final de Aboboreira-2 (Power Stage? Ter+á transmissão com início às 18.45 horas.

A cerimónia do pódio, na ponte de S. Goinçalo, em Amarante, será transmitida cerca das 20 horas.

Programa

Sexta feira (15 de Abril)

Treinos livres/Vila Boa de Quires (3,47 km) – 08h00/09h00

Qualificação/ing – Vila Boa de Quires (3,47 km) – 09h30/10h00

Shakedown (Prioritários) – 10h30/11h00

Shakedown (Outros pilotos) – 11h00/12h30

Partida (Baião) – 16h00

PEC 1 – Baião Vida Natural 1 (8,92 km) 16h30

Reagrupamento em Baião (entrada) 17h00

Reagrupamento em Baião (saída) 18h00

PEC 2 – Baião Vida Natural 2 18h10

Reagrupamento no Marco de Canaveses (Entrada) 19h30

Saída do reagrupamento 21h05

PEC 3 – Marco Rios de Emoção (2,07 km) 21h30

Parque de Assistência (entrada) 22h15

Parque Fechado (entrada) 23h03

Sábado (16 Abril)

Partida do Parque de Assistência (Metalo Cardoso) 08h55

PEC 4 – Amarante Natureza Criativa 1 (15,14 km) 10h00

PEC 5 – Marão 1 (10,67 km) 11h00

PEC 6 – Amarante Natureza Criativa 2 12h20

Parque de Assistência (entrada) 13h15

Parque de Assistência (saída) 14h30

PEC 7 – Aboboreira 1 (16,00 km) 15h20

PEC 8 – Marão 2 16h20

PEC 9 – Aboboreira 2 (Power Stage) 18h45

Parque de Assistência (entrada) 19h45

Parque de Assistência (saída) 19h55

Final em Amarante (Ponte de São Gonçalo) 20h10

Saber mais em:

www.terrasdaboboreira.pt

[email protected]