Rampa da Serra da Estrela recebe Nacional de Montanha e quer regressar ao Europeu FIA

Regressar ao Europeu FIA de Montanha é um objetivo assumido pela autarquia da Covilhã

O Campeonato de Portugal de Montanha JC Group ruma à Covilhã para disputar a tradicional Rampa da Serra da Estrela, terceira prova da época. Um total de 38 pilotos estão inscritos num evento que a autarquia local quer colocar no Europeu FIA de Montanha em 2020.

Depois da Rampa da Penha e da Rampa Internacional da Falperra, o Campeonato de Portugal de Montanha deixa a região do Minho e ruma à cidade da Covilhã, palco da terceira prova da temporada. A edição da Rampa Serra da Estrela tem uma lista com 38 inscritos mas a autarquia local anunciou que vai candidatar o evento ao Campeonato da Europa FIA de Montanha de 2020, dispondo-se a melhorar o piso e as infraestruturas da rampa.

“A nossa candidatura é legítima, é justa, até porque temos, passe a imodéstia, o melhor percurso, o melhor traçado de rampas no nosso país. Temos condições inigualáveis, que fazem com que a nossa rampa tenha essa ambição”, sublinhou Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, citado pela agência Lusa.

O primeiro passo foi dado este ano ao expandir o percurso em 300 metros, para perfazer os cinco quilómetros mínimos exigidos pela FIA para os traçados do Europeu. A prova organizada pelo CAMI conta este ano com um orçamento de 35 mil euros, dos quais 27.500 euros são suportados pela autarquia.

Rui Ramalho (Osella) é o grande favorito à vitória

A Rampa da Serra da Estrela fez parte do calendário europeu até 2010, na altura em que era organizada pelo ACP, deixando de se realizar por motivos financeiros. Em 2013, a prova disputada na Covilhã voltou a ser realizada e regressou ao Campeonato de Portugal de Montanha.

Rui Ramalho favorito

Desportivamente, a edição deste ano tem o campeão em título Rui Ramalho como claro favorito à vitória absoluta. O piloto do Osella PA 2000 Evo2 venceu as provas nacionais na Penha e na Falperra, nesta última após bater o campeão nacional de ralis, Carlos Vieira. O ex-campeão nacional Paulo Ramalho (Osella PA 21 S Evo), Joaquim Rino (BRC 05 Evo) e Nuno Guimarães (BRC CM02) alinham com as outras três barchettas inscritas para a Covilhã.

Nas outras categorias, as condições meteorológicas poderão influenciar a luta pela vitória nos Turismos, que deverá ser disputada pelos carros de tração integral, como o Ford Fiesta R5+ de Manuel Correia, o Subaru Impreza de Hugo Araújo ou o Citroën DS3 R5 de Luís Silva, e os Turismos de tração dianteira como o Audi RS3 LMS de Luís Nunes e o SEAT León Mk3 de Joaquim Teixeira. Com a ausência do Porsche de Gonçalo Manahu, o único GT que está inscrito é o Nissan Nismo GT-R GT3 de José Correia, que volta a ser acompanhado pela filha, a jovem Gabriela Correia (SEAT León Mk3).

O Nissan de José Correia é o único GT inscrito na Covilhã

FOTOS: Zoom Motorsport

LINKS ÚTEIS:

Regulamento e Horário da prova

Lista de inscritos

Como está o campeonato

ONDE COMER:

Restaurante O Hélder

Rua do Campo da Bola 30B, Paul, Covilhã | T: 967 427 952

Hamburgueria Beirã

Rua S. Salvador 6A, Covilhã | T: 275 038 061

Repleto de Magia

Rua Ruy Faleiro 54, Covilhã | T: 917 575 125

Paço 100 Pressa

Travessa São Tiago 3, Covilhã | T: 966 955 200