Regressos e estreias na Baja TT de Loulé

02/04/2018

a carregar vídeo
Com uma bem recheada lista de 44 inscritos, a Baja de Loulé dá continuidade, nos próximos dias 7 e 8 de abril, ao Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno AFN.

A prova do Clube Automóvel do Algarve, a 2.ª da presente temporada, pontuável ainda para o Troféu Ibérico, Taça de Portugal e Desafio Total Mazda, desenrola-se através dos concelhos de Loulé, S. Brás de Alportel, Tavira Alcoutim e Almodôvar.

A baja algarvia, que regista um acréscimo de inscritos em relação ao ano passado, terá o centro nevrálgico em Almancil, onde ficarão localizados o secretariado e os parques fechado e de assistência.

A estrutura da prova estende-se por dois dias: no sábado, o prólogo (5,20 km) tem como palco a zona de Vale Judeu, seguindo-se o primeiro setor seletivo (83,40 km).

No domingo, mais dois setores — 81,60 km e 42,15 km — esperam os concorrentes, ou seja, a prova tem um total de 312,35 km ao cronómetro.

Moralizada pela vitória e exibição consistente na Baja do Pinhal, a dupla João Ramos/Vítor Jesus (Toyota Hilux) quer repetir o triunfo conquistado há um ano na prova algarvia.

Mas, há outros candidatos: Pedro Ferreira/Hugo Magalhães (Ford Ranger) pretendem confirmar o bom desempenho na estreia com a South Racing e Hélder Oliveira/Pedro Pires de Lima (Mini CaTTiva) ambicionam a lugar mais cimeiro que a 3.ª posição conquistada no Pinhal Interior.

Tiago Reis/Valter Cardoso (Mitsubishi Racing Lancer) e Lino Carapeta/Rui António (Range Rover Evoque) são nomes a ter em conta na luta pelos lugares do pódio.

Dispostos a esquecer os azares de início de temporada, Alejandro Martins/José Marques (Toyota Hilux), Nuno Matos/Pedro Marcão (Opel Mokka Proto), os irmãos Alexandre e Rui Franco (BMW X1 Proto) e Nuno Madeira/Miguel Costa (Kia Sportage) vão tentar materializar as boas indicações já dadas.

Referência para os regressos do irmãos aveirenses Alexandre e Pedro Ré (VW Amarok) de novo com a South Racing e de Ricardo Leal dos Santos (Nissan Navara) em dupla com João Luz.

Outra dupla bem conhecida no meio, ainda que ligados à organização d e provas — Clube Aventura e ACP — Orlando Romana e Jaime Santos alinha num Nissan NM Proto.

Na categoria T2, duelo entre as Isuzu D-Max dos campeões Rui Sousa/Carlos Silva, invencível desde a Baja de Loulé do ano passado, e de Edgar Condenso/Nuno Silva) — únicos inscritos neste grupo –, enquanto no T8 de registar o regresso de César Sequeira (Nissan Navara) a uma categoria que proporcionou conquista do respetivo título ao piloto de Portalegre.

No Desafio Total Mazda, Francisco Gil/Filipe Rasteiro vão tentar o bis, mas Pedro Dias da Silva/José Janela e Nuno Tordo/antónio Serrão são adversário a ter em linha de conta, nesta Baja de Loulé cujo pódio, na tarde do próximo domingo, estará localizado o Jardim das Comunidades, em Almancil.

Campeonato

1.º João Ramos, 29 pontos

2.º Pedro Ferreira, 20

3.º Hélder Oliveira, 17

4.º Tiago Reis, 14

5.º Lino Carapeta, 12

6.º Miguel Casaca, 10

Mais informações:

www.clubeautomovelalgarve.pt