O Open de velocidade de Portugal é a novidade desta temporada nos circuitos nacionais
O autódromo do Estoril é palco, no próximo fim-de-semana (dias 13 e 14 de abril) do arranque da nova temporada nacional de velocidade.

O programa denominado Estoril Super Racing Series, organizado pelo Motor Clube do Estoril, é bastante preenchido e muito completo com 13 corridas a contar para nada menos de oito competições nacionais e uma internacional: dos clássicos aos monolugares, troféus e TCR Ibérico.

No domínio nacional o Open de Portugal é a grande novidade e surge na sequência da promoção pela ANPAC (Associação Nacional de Pilotos de Automóveis Clássicos) das corridas de Clássicos e Legends.

É um campeonato aberto a viaturas de Turismo (divididas por sete categorias), GT (três categorias) e Super Seven (duas categorias), sendo igualmente permitida a incorporação de viaturas TCR Ibérico na sua grelha. Os três títulos em disputa são relativos aos Turismos, GT e Super Seven, não existindo um título absoluto.

A organização, sob a égide daquela estrutura, promete «estender o seu trabalho, dedicação e profissionalismo ao novo Open de Portugal de Velocidade, um campeonato aberto a diferentes tipos de viaturas», segundo refere em comunicado.

A nova competição terá um calendário composto por quatro provas: Estoril (13 e 14 de abril); Braga (18 e 19 de maio); Vila Real (6 e 7 de julho) e Portimão (26 e 27 de outubro).

O novo Open de Portugal de Velocidade terá um total de três corridas por prova, duas em formato Sprint (duração até 25 minutos) e uma de Endurance (40 minutos).

Os campeonatos de Portugal de Clássicos e Legends, que mantêm o esquema de duas corridas por fim de semana, partilharão as três primeiras datas com o Open (Estoril, Braga e Vila Real), mas terão depois jornadas próprias em Braga (21 e 22 de setembro) e Portimão (2 e 3 de novembro).

Presidente da FPAK otimista

É o início de uma nova era da velocidade nacional, graças ao empenho na montagem de um campeonato mais atrativo para pilotos, equipas, promotores e organizadores.

O presidente da FPAK, Ni Amorim, mostra-se otimista em relação ao novo formato da velocidade nacional,

Os números alcançados deixam igualmente satisfeito o presidente da FPAK, Ni Amorim:

«É o resultado de um enorme esforço de todos aqueles que não baixaram os braços e de tudo fizeram para dar à velocidade nacional o destaque que merece», sublinhou.

Ni Amorim confessa que encara «com enorme expectativa esta primeira jornada. Vai ser um fim de semana muito exigente pois, em pista, vão estar oito competições e queremos que tudo corra na perfeição. No final esperamos que todos regressem a casa com o sentimento que o passo dado foi o acertado», sublinhou o presidente da entidade federativa.

O Estoril Super Racing Series será pontuável para oito competições nacionais e uma internacional, nomeadamente: Campeonato Open de Portugal de Velocidade (15 inscritos); Campeonato de Portugal Velocidade Clássicos (22); Campeonato de Portugal Velocidade Clássicos 1300 (11); Campeonato de Portugal Velocidade de Legends (29); Troféu Super 7 by Toyo Tyres; KIA Picanto GT Cup, Fórmula Ford; CSS Group 1 Portugal e TCR Ibérico.

No TCR Ibérico, os pilotos portugueses Francisco Mora (Cupra) e Gustavo Moura (Audi) não escondem que o seu principal objetivo para esta época é coincidente: conquistar o título de campeão.

Após paragem de paragem de meia época em 2018, por falta de apoios, logo após o triunfo no Hungaroring, Francisco Mora gostava de repetir este ano o TCR Europa. «Mas, não é possível e, portanto, cá estou para lutar pelas vitórias nas corridas do TCR Ibérico».

Gustavo Moura, após breve teste ao volante do seu Audi RS3 com o upgrade de 2019, tem como ambições, «tentar vencer corridas e evoluir como piloto».

Programa

O dia de sábado (13 de abril) está, praticamente, reservado para os treinos livres e qualificações.

Ver mais em :

http://www.fpak.pt/sites/default/files/paginas/regulamentacao-das-provas/estoril-super-racing-series-13-e-14-abril-2019/29738-rp_srs_v02-aprovado.pdf