Categoria Academy
Tomás Gomes e Afonso Ferreira chegaram à jornada dupla do Bombarral como grandes candidatos ao título da Micro Academy, categoria onde competem os pilotos mais jovens do Troféu Rotax. Afonso Ferreira já tinha conseguido a pontuação máxima na prova de sábado e, hoje, só falhou a vitória na Final 2, onde foi penalizado em 10 segundos. Contudo, o jovem piloto minhoto garantiu a vitória final no Rotax Max Challenge Portugal, com um total de 11 vitórias nas 16 finais da temporada. Tomás Gomes também foi um dos grandes protagonistas da categoria Micro Academy, confirmando o potencial que já tinha revelado o ano passado na Kart Kid Race School, onde deu os primeiros passos na competição. O jovem bracarense ganhou a Final 2 hoje e ficou logo atrás de Afonso Ferreira na prova deste domingo, com o espanhol Gonzalo Pernía a completar o pódio final.
David Luís também voltou a revelar enorme evolução no fim de semana do Bombarral, terminando no 4.º lugar da prova de hoje, seguido por outro jovem em ascensão na Academy, João Barros (filho do ex-campeão nacional, João Barros). O jovem algarvio Tomás Lobo foi o 7.º classificado e também deu boas indicações ao longo do fim de semana, enquanto João Maria Pereira fechou a classificação da derradeira prova do ano.
Categoria MicroO espanhol Christian Costoya confirmou a conquista do título na categoria Micro Max, repetindo a vitória que já tinha obtido na prova de sábado, mas desta feita com Pedro Barbosa a bater toda a concorrência na Final 2. Foi a primeira vitória de Pedro Barbosa no Troféu Rotax, mais um jovem valor que começou na Kart Kid Race School e que promete continuar a sua trajetória ascendente na modalidade. Quanto a Costoya, ganhou hoje a Final 1 na frente de Salvador Trindade e Rodrigo Seabra, e depois foi 3.º na Final 2, atrás de Pedro Barbosa e Salvador Trindade.
O jovem piloto galego subiu ao pódio final da prova deste domingo acompanhado por Salvador Trindade, que será o representante luso nas Finais Mundiais Rotax, em Itália, e Pedro Barbosa. Rodrigo Seabra também voltou a estar em bom plano e, tal como no sábado, foi o 4.º classificado, com Rodrigo Vilaça a completar novamente o top 5. Martim Meneses garantiu o 6.º lugar na prova de domingo, na frente do jovem rookie angolano Lorenzo Campos. Seguiram-se Pedro Cachada, Martim Marques e Afonso Pinto Soares, que fechou o top 10.
Categoria Mini
Depois de dois quartos lugares nas Finais de hoje, Pedro Rilhado ocupou igual posição na classificação final da prova de domingo, seguido por João Pinto Coelho, Henrique de Oliveira, João Dinis, Francisco Neves e José Pinheiro, que foi desclassificado na Final 1, por irregularidade técnica no seu kart.
Categoria Júnior
Tal como referimos ontem, a categoria Júnior foi a mais concorrida na derradeira jornada dupla do Troféu Rotax, com um pelotão de 15 pilotos. Entre estes destacou-se Tomás Ribeiro, que venceu as duas provas do fim de semana e confirmou o seu título na competição da Korridas e Kompanhia. O jovem piloto de Fafe voltou a assegurar a pontuação máxima este domingo (pole position nos treinos cronometrados e vitória nas duas finais), subindo ao pódio final acompanhado por Duarte Pinto Coelho e José Barros.
Com um 2.º lugar na Final 2, Pedro Perino garantiu o 4.º lugar na prova deste domingo, seguido por Diogo Martins, outro piloto que esteve em destaque no Bombarral, já que conseguiu dois terceiros lugares no fim de semana (Finais 1 de sábado e domingo). Miguel Silva foi o 6.º classificado na derradeira prova do ano (com dois top 5 nas Finais de hoje), Francisco Serôdio foi uma das surpresas do dia, com o 7.º lugar final, seguido por David Sobreiro, Matilde Ferreira, Diogo Faria, Gonçalo Moura, Rodrigo Santos, Pedro Pinto Soares, José Almeida e Tomás Rodrigues.
Categoria Max
Uma semana depois de ter ficado muito próximo do pódio no Rotax Max Challenge International Trophy, em Le Mans (França), Guilherme de Oliveira ‘festejou’ o título nacional da categoria Sénior Max com a vitória na prova deste domingo, no Bombarral. O jovem piloto de Vila Nova de Gaia, que também testou recentemente na Fórmula 4, chega assim ao seu terceiro título consecutivo no Troféu Rotax, num fim de semana onde teve em Miguel Corsino o seu principal adversário. Corsino venceu a prova de sábado e, hoje, triunfou na Final 2, terminando o dia no 2.º lugar do pódio.
Categorias DD2 e DD2 Master
Pedro Pinto e Gonçalo Coutinho discutiram o título da categoria DD2 até à derradeira jornada dupla, com vantagem final para o campeão em título da categoria dos karts equipados com caixa de velocidades. Pedro Pinto chegou ao seu terceiro título consecutivo na DD2, fruto de uma vitória na prova de sábado e de um 2.º lugar na prova de hoje, ganha por Coutinho. O portuense voltará, assim, a disputar as Finais Mundiais Rotax, em Itália, no próximo mês de outubro.
Quanto a Gonçalo Coutinho, também deu excelente réplica a Pedro Pinto na sua época de estreia na categoria, enquanto Vítor Mendes foi o 3.º classificado na prova de hoje e vencedor entre os Master. Contudo, o vencedor final do Troféu Rotax na categoria DD2 Master foi João Oliveira, que assim repetiu o título alcançado em 2016. João Oliveira e Vítor Mendes chegaram ao Bombarral com o mesmo número de pontos e proporcionaram mais um duelo emocionante. Bravo Lima e Mark Dinis completaram a classificação da DD2 no Bombarral.
Fotos: Alexandre Araújo – HelloFoto e Filipe Cairrão Jerónimo
