Zdenek Chovanec é um jovem piloto de 14 anos que vive em Portugal desde o ano passado e que compete no Campeonato de Portugal de Karting KIA. Este jovem venezuelano de origem checa tem uma história curiosa, que pode levá-lo inclusive aos monolugares da Fórmula 4. Para já, Chovanec integra o programa Feed Racing France, criado pelo ex-campeão do Mundo de Fórmula 1, Jacques Villeneuve.
Foi em março de 2018, no Kartódromo de Viana do Castelo, que o jovem Zdenek Chovanec fez a sua estreia absoluta no mundo da competição, no Open de Portugal de Karting da categoria Júnior. Uma estreia que dificilmente poderia ter sido mais promissora, já que o jovem rookie da equipa Cabo do Mundo Kart Team, conseguiu um pódio (3.º lugar) e a volta mais rápida nessa Final em Viana do Castelo.
Este ano, Chovanec transitou para a categoria acima, a X30 Sénior, tendo já subido ao pódio nas provas do Bombarral (2.º lugar) e Fátima (3.º). Chovanec faz parte da Skywalker Young Guns, programa criado pelo ex-piloto de Fórmula 1 Tiago Monteiro, e nos últimos meses já teve oportunidade de realizar alguns testes ao volante de um Fórmula 4. A rápida ascensão em menos de dois anos levou-o até ao Feed Racing France, projeto criado por Jacques Villeneuve e Patrick Lemarié (ex-campeão da ELMS), destinado a encontrar e formar jovens talentos para a Fórmula 4.
No passado fim de semana, Chovanec participou na prova do CPK em Viana do Castelo, onde superou uma lesão nas costelas para obter o 6.º lugar entre 21 concorrentes, viajando logo de seguida para o circuito francês de Magny Cours, para participar no Feed Racing France. O prémio para o vencedor deste programa será uma época num campeonato de Fórmula 4 em 2020.
“Tem sido uma experiência fantástica até ao momento”, referiu Zdenek Chovanec em França. “Sou o piloto mais jovem do programa, mas a oportunidade de evoluir com o Fórmula 4 sob a supervisão do Jacques Villeneuve e do Patrick Lemarié é um sonho tornado realidade. Felizmente, consigo estar mais confortável no monolugar devido ao assento feito à medida e às suspensões. Vou dar o máximo para mostrar o meu valor no Feed Racing France”, afirmou o piloto venezuelano, que vai continuar a competir no Karting em Portugal e Espanha integrado na Cabo do Mundo Kart Team.