Publicidade Continue a leitura a seguir

24H de Le Mans (após seis horas): Toyota a controlar, equipa de Albuquerque na discussão dos LMP2

Publicidade Continue a leitura a seguir

Imperturbável, o Toyota número 7, partilhado por Kamui Kobayashi, Mike Conway e José Maria Lopez, comanda as 24 Horas de Le Mans ao cabo de seis horas, tendo atrás de si o carro gémeo com o número 8, que teve de recuperar o tempo perdido após um contacto logo na primeira curva com um dos carros da Scuderia Glickenhaus. O Alpine chegou a passar pelo comando por breves instantes na fase inicial, mas o carro com o número 38 está na terceira posição, a uma volta do comandante.

Quanto aos pilotos portugueses, António Félix da Costa (JOTA Racing) liderou a categoria LMP2 desde o arranque, rivalizando até com os Hypercars da Glickenhaus, mas um despiste de Anthony Davidson após uma mudança de pneus deitou por terra todas as aspirações de um bom resultado. Em sentido contrário, a equipa de Filipe Albuquerque (United Autosport) está na discussão pelos lugares da frente na categoria, sendo o segundo.

 

Arranque atrás do safety car

Com a chuva a cair de forma mais intensa pouco antes do início da corrida, as primeiras duas voltas de prova decorreram atrás do safety car, com o reinício da prova a provocar desde logo alguma comoção após um contacto entre o Toyota #8, pilotado então por Sébastien Buemi, e o Glickenhaus #708 de Olivier Pla, com este último a falhar a travagem e a forçar o Toyota a um pião que o atrasou para o meio do pelotão.

Na frente, o Toyota líder de Kamui Kobayashi foi-se distanciando paulatinamente do Alpine de Nicolas Lapierre, enquanto os dois Glickenhaus foram perdendo tempo circunstancial, com o JOTA Sport de Félix da Costa a manter-se em proximidade constante ao duo de Hypercars. Ainda na primeira hora, Lapierre cometeu um erro e fez pião, perdendo tempo importante e o segundo lugar, que chegou a ser ocupado pelo piloto luso do LMP2 após ultrapassar os dois carros de James Glickenhaus. O Alpine viria a recuperar até ao terceiro posto.

Liderança dos LMP2 muda de mãos

Quando Félix da Costa parou nas boxes para dar o seu lugar a Anthony Davidson, o carro #38 liderava a categoria com ampla margem para o segundo, mas na primeira volta em pista, com pneus slick numa pista ainda molhada, o britânico não evitou um despiste na travagem para a primeira curva, atascando o seu carro na escapatória, com isso perdendo bastante tempo e as esperanças de um bom resultado.

Com o carro da JOTA fora da equação, os outros concorrentes encontraram uma forma.de voltarem à batalha pelo comando, com o G-Drive #26 a assumir o comando numa fase inicial frente aos carros da Team Nederland, United Autosport e ao outro competidor da JOTA. Filipe Albuquerque, num dos carros da United com o #22, passou as primeiras horas em posições secundárias, mas aos poucos a equipa veio a galgar lugares, chegando mesmo ao comando na categoria à passagem da sexta hora. O carro de Félix da Costa esteve ainda muito tempo parado nas boxes, rodando agora em último lugar na classe.

Nos GTE Pro, a Ferrari domina com a equipa AF Corse a ocupar as duas primeiras posições, cabendo à mesma equipa a liderança dos GTE Am. Álvaro Parente, num Aston Martin da Hub Racing na categoria GTE Pro, segue um último da classe, na 39ª posição da geral.

https://live.24h-lemans.com/fr/live.