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600 cv de Cupra elétrico estão prontos para enfrentar corridas em pista

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É inevitável que os automóveis elétricos sejam vistos como superiores aos carros a gasolina. Mas antes disso é necessário provar, em confronto direto, que os veículos elétricos são mais poderosos, e nada melhor que as corridas de automóveis para demonstrar essa superioridade. É por isso que o Cupra eRacer, o protótipo do que vai ser a nova categoria eTCR em 2020, já completou uma série de testes.

O primeiro de uma nova geração de carros de turismo elétricos foi testado na pista de Castellolí, em Espanha, pelo espanhol Jordi Gené, que tem duas décadas de experiência ao volante deste tipo de viaturas, ligado à Audi, Volkswagen e SEAT. Gené experimentou o Cupra eRacer nos limites para testar a capacidade máxima dos motores, gestão da bateria com alta temperatura, e resposta do acelerador, travões e recuperação de energia. Para já, o objetivo era garantir a fiabilidade de todos os componentes, mas em setembro Gené vai voltar à pista para melhorar os tempos por volta, de modo a bater os tempos dos atuais TCR.

Estes carros deverão começar a participar em corridas em 2020, com motor elétrico fornecido pela marca de supercarros Rimac (que recentemente foi alvo de um grande investimento da Porsche), capaz de gerar 500 kW (680 cv) de potência máxima e 300 kW (408 cv) em uso contínuo. Os atuais TCR usam motor 2.0 turbo com 350 cv, e são baseados em chassis de estrada, enquanto os novos eTCR deverão apenar usar a forma do modelo de base sobre um chassis com tração traseira (na versão de estrada, carros como o Cupra Leon ou o Honda Civic Type R têm tração à frente).

Esta categoria poderá ser uma das mais potentes nas corridas de carros elétricos. Os atuais Fórmula E têm 200 kW (272 cv) e os novos, que entram em ação no final do ano vão saltar para 250 kW (340 cv), ainda longe dos 950 cv da Fórmula 1.