Numa sessão de qualificação que contou com duas interrupções e muita emoção até final, foi Valtteri Bottas quem mais sorriu no final ao garantir a pole position para o GP do Azerbaijão de Fórmula 1, tendo a seu lado o seu companheiro de equipa da Mercedes, Lewis Hamilton. Logo atrás ficou Sebastian Vettel, que compensou o desalento da Ferrari ao ver Charles Leclerc embater com violência na estreita secção do castelo.

O jovem piloto da Ferrari havia sido o mais rápido das sessões de treinos livres disputadas até aqui, mas na Q2 não evitou um excesso na esquerda de entrada na secção do castelo, embatendo com violência na barreira de pneus do lado direito da pista.

Um erro em que Leclerc não foi inovador, já que ainda no Q1, Robert Kubica estragou ainda mais o fim de semana da Williams ao fazer um erro semelhante, provocando aquela que foi a primeira interrupção da qualificação.

Num circuito tão apertado e com os pilotos a tentarem dar o máximo, outros não evitaram travagens para lá do limite ou pequenos toques nos muros, como foi o caso de Daniil Kvyat (Toro Rosso).

Q3 emotiva

Com Leclerc fora das contas, a questão da pole resumia-se aos dois Mercedes, ao Ferrari de Vettel e ao Red Bull de Max Verstappen. Na fase decisiva, pois, Bottas destacou-se com um tempo de 1.40,495s, deixando Hamilton a apenas 0,059s, enquanto Vettel ficou a 0,302s.

Verstappen cotou-se como o quarto melhor, na frente de Sergio Perez (Racing Point) e de Daniil Kvyat. O McLaren de Lando Norris ficou com o sétimo tempo, batendo o seu experiente companheiro de equipa, Carlos Sainz, que foi apenas o 11° da grelha.

A fechar o top 10 ficaram os Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi e de Kimi Raikkonen, ao passo que Leclerc, mesmo sem tomar parte da Q3, vai partir de décimo.