Com a ausência das corridas reais devido à pandemia de Covid-19, uma grande parte das competições criou corridas virtuais, angariando mesmo alguns pilotos verdadeiros para animarem as grelhas de partida virtuais. No caso de Daniel Abt, piloto da Audi na Fórmula E, a tentativa de enganar organizadores e plateia de uma corrida virtual teve consequências drásticas na vida real.

Defendendo as cores da Audi na corrida virtual de Berlim (‘Race at home Challenge’) que teve lugar no antigo aeroporto de Tempelhof, Abt acabou por deixar que um profissional de corridas virtuais, Lorenz Hoerzing, ‘assinasse’ a sua prestação naquela prova. Ao longo do evento, diversos sinais foram sendo dados de que algo não estaria certo com a participação de Abt – em primeiro lugar, o facto de não se ver a cara do piloto, sendo também notado por alguns dos seus rivais que a pilotagem agressiva “não era a do Daniel”, como notou Stoffel Vandoorne ainda em direto.

Mais tarde, viria a repetir a queixa, num mistério que se adensou ainda mais quando, na conferência após a corrida – na qual ‘Abt’ terminou em terceiro (um outro indício atendendo ao facto de o piloto alemão nunca ter andado tão bem nas provas virtuais) -, a sua ligação à Internet ter falhado, com o ‘quadrado’ do ecrã reservado a Abt a manter-se negro…

Pouco depois, a organização cruzou IPs e detetou incompatibilidades nas mesmas, levando a que Abt finalmente admitisse que havia deixado outro piloto assumir o seu lugar. Se nunca havia imaginado que algo deste género tivesse repercussões tão pesadas na sua carreira real, Daniel Abt acabou por ser desclassificado da corrida, punido com uma coima de 10.000€ (com o valor a reverter para fins sociais) e, na medida mais gravosa, sendo suspenso pela Audi Sport com efeitos imediatos.

O companheiro de equipa de Abt, Lucas di Grassi, em ação na corrida virtual da Fórmula E.

“Integridade, transparência e cumprimento consistente das regras em vigor são prioridades de topo para a Audi. Isso aplica-se a todas as atividades nas quais a marca está envolvida sem que existam exceções. Por essa razão, a Audi Sport decidiu suspender Daniel Abt com efeitos imediatos”, lê-se em comunicado.

Por seu turno, através de um vídeo, o piloto viria a reconhecer o seu “grande erro”, pedindo desculpa aos seus familiares, amigos e adeptos.