Ex-piloto de Fórmula 1, campeão da norte-americana CART e multimedalhado em Jogos Paralímpicos, Alex Zanardi está internado em estado considerado muito grave depois de ter sofrido um acidente numa prova de ciclismo adaptado, tendo sido submetido a uma operação neurocirúrgica.
Tendo visto as suas pernas serem-lhe amputadas após um violento acidente na CART em 2001, Zanardi reorientou os seus esforços para voltar a competir no automobilismo, o que conseguiu ao mais alto nível, mas passou a ter também como intenção a participação nos Jogos Paralímpicos na categoria de bicicleta adaptada (‘handbike’), na qual foi medalhado em dois jogos (Londres e Rio de Janeiro).
Na sexta-feira, competia na ‘Objettivo Tricolore’ para atletas paralímpicos quando na estrada 146 entre Pienza e San Quirico perdeu o controlo da sua bicicleta numa descida e invadiu a faixa contrária, sendo abalroado por um camião que circulava em sentido oposto. Rapidamente, as autoridades chegaram ao local e transportaram o atleta por helicóptero para o Hospital de Siena.
Dado o seu estado grave, foi submetido a uma intervenção cirúrgica para debelar problemas neurológicos decorrentes do acidente, tendo estado no bloco de operações por três horas. O ex-piloto continua em estado grave, mas estável, de acordo com o último boletim clínico.