Publicidade Continue a leitura a seguir

Audi com ‘equipa de sonho’ à conquista do Dakar

Carlos Sainz, Lucas Cruz, Emil Bergkvist, Mattias Ekström, Édouard Boulanger, Stéphane Peterhansel, Julius Seebach, Andreas Roos

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Audi vai arrancar para uma nova aventura em janeiro de 2022, participando no famoso Rali Dakar com uma equipa de luxo, composta por alguns dos nomes mais fortes e emblemáticos do todo-o-terreno. Além de um modelo híbrido na calha, a marca alemã terá na sua equipa Stéphane Peterhansel, Carlos Sainz e Mattias Ekström.

Após os sucessos em categorias como os ralis e velocidade, a Audi procura agora tornar-se na primeira marca a conseguir triunfar no Dakar com uma motorização eletrificada, chamando uma equipa de qualidade inegável, a começar desde logo pelo ‘Sr. Dakar’, Stéphane Peterhansel, que detém um recorde de 14 triunfos naquela prova, divididos entre as duas e as quatro rodas.

“Não é um exagero falar-se de uma ‘equipa de sonho’. O Stéphane é o mais bem-sucedido piloto do Dakar de todos os tempos. O Carlos é um vencedor por múltiplas vezes do Dakar e campeão de ralis. Com o Mattias, já celebrámos muitos sucessos no passado. É um dos pilotos mais versáteis do mundo. Além de terem imensa velocidade, todos eles acrescentam uma quantidade extrema de competência e motivação à nossa equipa. O mesmo se aplica aos seus co-pilotos, que têm um papel cada vez mais importante no Rali Dakar”, afirma Julius Seebach, diretor da Audi Sport GmbH e responsável pela área de desporto.

A par dos pilotos, a marca contará ainda com a experiência de Sven Quandt, que será o diretor da equipa Q Motorsport, com este responsável a destacar que “no Rali Dakar, o trabalho de equipa e a fiabilidade são cruciais”.

O recordista de triunfos no Dakar, Peterhansel, destaca a importância de poder estar nesta prova com uma tecnologia que se prevê dominante nos próximos anos, ou seja, através da eletrificação. “No Rali Dakar, nós viajamos a lugares fascinantes que nunca veríamos de outra forma. O Dakar é uma das derradeiras aventuras do mundo. E está à beira de uma mudança radical: o futuro é elétrico. Dentro de dez anos, toda a gente vai estar a conduzir carros elétricos. O Dakar é um teste extremo para esta tecnologia. Queremos ser a primeira equipa a ganhar o Rali Dakar com uma motorização elétrica”.

As duplas dos três Audi serão compostas por Mattias Ekström/Emil Bergkvist (Suécia), Stéphane Peterhansel/Edouard Boulanger (França) e Carlos Sainz/Lucas Cruz (Espanha), com a partida do Dakar agendada para o dia 2 de janeiro, terminando a 14 do mesmo mês em 2022. A prova irá decorrer, novamente, na Arábia Saudita.