A Audi confirmou a Sauber como a sua parceira para a entrada no Mundial de Fórmula 1 a partir de 2026.

Confirmando aquilo que já se supunha desde o momento em que a Audi anunciou a sua entrada na modalidade, o Grupo Sauber foi o escolhido para se associar à marca dos quatro anéis no projeto que será colocado em pista em 2026, ano em que também entrarão em vigor novos regulamentos relativos aos sistemas de propulsão.

Atualmente, a Sauber está aliada à Alfa Romeo, que também já havia confirmado o final da parceria recentemente, abrindo o caminho ao anúncio feito hoje pela Audi e pela Sauber.

Com cerca de 30 anos de experiência na Fórmula 1 – a equipa estreou-se em 1993 –, esta será a terceira aliança da Sauber com uma marca de renome mundial, tendo já servido de ‘base’ às entradas da BMW e, mais recentemente, da Alfa Romeo. Antes da Fórmula 1, porém, a Sauber encarregou-se de colocar os sport-protótipos da Mercedes-Benz em pista no campeonato do mundo de resistência.

Na divisão de competências entre a Audi e a Sauber, a marca alemã ficará com o desenvolvimento das unidades híbridas no centro técnico de Neuberg an der Donau, ao passo que a Sauber irá desenvolver o monolugar no centro de Hinwill, na Suíça, sendo também a responsável pela execução de diversas operações de preparação para as corridas.

O desenvolvimento da unidade de potência para 2026 consistirá no conjunto de motor elétrico, bateria, sistemas de controlo e do motor de combustão, que já está a dar os seus primeiros passos na fábrica da Audi Formula Racing GmbH em Neuberg an der Donau, com mais de 120 funcionários já a trabalhar no mesmo.

“Estamos entusiasmados por ganhar este parceiro experiente e competente para o nosso ambicioso projeto de Fórmula 1”, afirma Oliver Hoffmann, membro do Conselho de Administração para o Desenvolvimento Técnico da Audi AG. “Já conhecemos o Grupo Sauber com as suas instalações de topo e equipa experiente de anteriores colaborações e estamos convencidos de que juntos seremos uma equipa bastante forte”, complementou.

Guanyu Zhou ao volante do Alfa Romeo no GP dos EUA de 2022. (Créditos: Xavi Bonilla/DPPI/Sauber Media)

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.