Publicidade Continue a leitura a seguir

‘Bomba’ na Fórmula 1: Honda sai no final de 2021

Publicidade Continue a leitura a seguir

A notícia caiu que nem uma bomba no seio da Fórmula 1. A Honda anunciou que irá abandonar a modalidade no final de 2021, apontando a necessidade de reorientar os seus esforços para outras áreas na era da eletrificação da indústria automóvel.

A marca japonesa, que equipa os monolugares da Red Bull Racing e a Scuderia AlphaTauri anunciou esta manhã a sua intenção de deixar a modalidade no final de 2021, numa decisão que surpreende pelo ‘timing’, mas que se percebe atendendo à necessidade dos grandes construtores de reduzirem custos devido à pandemia de Covid-19, mas também de reorientar os seus esforços para uma indústria cada vez mais eletrificada.

O regresso da Honda à Fórmula 1 deu-se com o início da era híbrida em 2014, mas a marca tardou a reencontrar o sucesso, com a parceria inicial com a McLaren a cair por terra após alguns anos difíceis de fiabilidade e de performance. No entanto, após a passagem para a Red Bull e depois para a Toro Rosso, entretanto renomeada AlphaTauri, trouxe de novo os triunfos para a Honda. Aliás, é a única marca desde 2014 a conseguir vencer com duas equipas diferentes na era híbrida.

“À medida que a indústria automóvel atravessa uma transformação enorme única num período de 100 anos, a Honda decidiu aplicar-se a fundo na ‘concretização da neutralidade carbónica até 2050’. Esse objetivo será perseguido como parte das iniciativas ambientais da Honda que são uma das prioridades enquanto fabricante de mobilidade”, refere a marca em comunicado.

“Para o efeito, a Honda precisa de canalizar os seus recursos corporativos na procura e desenvolvimento nas áreas das motorizações do futuro e tecnologias de energia, incluindo veículos a pilha de combustível (FCV) e elétricos a bateria (BEV), que serão o centro das tecnologias livres de carbono”, completa.

A Red Bull e a AplhaTauri permanecerão na Fórmula 1, mas terão agora de encontrar outro fornecedor de unidades V6 híbridas.