O Autódromo do Estoril volta a receber as emoções da velocidade dos clássicos e automóveis histórico no fim de semana de 9 a 11 de outubro, concretizando assim mais uma edição do Estoril Classics.
Apesar da pandemia de Covid-19, os motores clássicos voltam a rugir no histórico circuito do Estoril, que terá um programa preenchido de provas, incluindo as corridas de Classic Grand Prix, com os monolugares de Fórmula 1 até 1986, além ainda do Iberian Historic Endurance e da tradicional exibição do Slalom do Rally de Portugal. Este ano, haverá ainda uma exibição de 20 motos históricas de competição de GP no evento que volta a ser apoiado pela Câmara Municipal de Cascais.
Público nas bancadas é incógnita
Em 2019, o Estoril Classics aumentou em público e participantes pelo que, para 2020, esperava-se o crescimento contínuo de ambos. Porém, se já é certo que devido à pandemia o público não vai aumentar, não está ainda confirmada a possibilidade de espectadores nas bancadas do circuito. Por outro lado, as listas de participantes são as melhores de sempre, mesmo com todas as restrições de viagens neste momento, refletindo o empenho do Turismo de Cascais em tornar o Estoril Classics num evento de referência no panorama internacional para os amantes de corridas de veículos históricos.
Ainda que por motivos de pandemia o Concurso de Elegância e o Rally de Portugal Histórico não se realizem, ambos vão ter uma presença no Paddock do Estoril Classics, com uma mostra dos vencedores do Concurso de Elegância do ano passado e com o tradicional Slalom do rali na reta do Autódromo.
Na pista, mais de 250 carros de competição históricos de 12 países diferentes e equipas a representar mais de 20 nacionalidades diferentes, vão competir ao longo de três dias num programa completo que inclui 10 grelhas diferentes, com 14 corridas e mais duas exibições. Mais do que a quantidade, a qualidade dos carros, alguns feitos em pequeno número como o único Ferrari 250 Drogo de valor incalculável, os míticos Porsche 962 de Group C que conquistaram Le Mans e o F1 Williams FW08 ex-Keke Rosberg.
Em 2020, com a parceria feita com a Peter Auto, a Race Ready e o Automóvel Club de Portugal (ACP), o Estoril Classics entra numa nova dimensão para se afirmar no panorama global dos eventos de clássicos.
COMPETIÇÕES PREVISTAS
Classic Grand Prix (para monolugares de Fórmula 1 Pré-1986)
Aquele que é um dos eventos mais emblemáticos de cada evento de clássicos é o Classic Grand Prix, que reúne alguns monolugares históricos de Fórmula 1 até 1986 de equipas como Lotus, McLaren, Tyrrell, Williams ou Hesketh, disputando-se pela terceira vez no Estoril Classics. Trata-se de uma oportunidade única para recordar esses momentos gloriosos na longa história da Fórmula 1, na época em que pilotos talentosos como James Hunt, Emerson Fittipaldi, Niki Lauda, Alain Prost, Nigel Mansell ou Ayrton Senna dominavam as pistas em máquinas com mais de 500 CV.
CER 1 & 2
O C.E.R 1 remete-nos para o período de 1966 a 1974 (1971 para protótipos) – quando as corridas de resistência dominavam o automobilismo, juntamente com a Mundial de Fórmula 1. Um período glorioso dos Ford GT40, Porsche 910, Ferrari 512 e dos seus pilotos: Jacky Ickx, Henri Pescarolo, Gérard Larrousse, apenas para mencionar alguns. Estes modelos não se limitavam a participar nas 24 Horas de Le Mans, o ponto alto da temporada, mas corriam pelos maiores circuitos europeus no World Sports Car Championship (WSCC).
Derivado do CER 1, o CER 2 é dedicado a GT e Protótipos desde meados dos anos 1970 até ao início dos anos 80. É a época de ouro dos carros de GT, com desempenhos próximos, senão superiores, aos protótipos contemporâneos, com os Porsche 935, BMW M1 e Ferrari BB512 LM no topo. São também os primeiros passos para protótipos fechados com elevada aerodinâmica como o Inaltera, Rondeau, WM ou Lola, anunciando a era dos Grupo C.
Endurance Racing Legends
Esta é a competição com os carros mais modernos que a Peter Auto tem para oferecer. O Endurance Racing Legends chegou às duas últimas edições do Spa Classic e Dijon-Prenois como grelha de demonstração e junta-se agora ao Estoril Classics. Algumas das inscrições são carros protótipos GT, uma categoria que regressou à moda na indústria do automobilismo nas 24 Horas de Le Mans em 2020.
Group C
Introduzida em 1982, a categoria do Grupo C impôs uma regulamentação baseada no consumo de combustível, a fim de evitar os excessos dos fabricantes e o desenvolvimento de carros turbo alimentados cada vez mais potentes.
Heritage Touring Cup
A Heritage Touring Cup é o palco dos tempos gloriosos (1966-1984) do European Touring Car Championship (ETCC). Ford Escort e Capri, BMW 3.0CSL e 635 CSi, Alfa Romeo GTV6, carros semelhantes em aparência aos que enchiam as ruas e que se tornavam, quando preparados, em carros de corrida maravilhosos, uma montra dos construtores da época lutar pelo primeiro lugar. A Heritage Touring Cup, recorda uma era e um estilo que promete muita ação em pista.
Greatest’s Trophy
O Greatest’s Trophy (anteriormente chamado de Trofeo Nastro Rosso) está aberto aos excecionais carros que marcaram as principais corridas de resistência dos anos 1950 e 1960. Respeito e condução limpa são agora as palavras-chave para estes Gentleman Drivers que participam do novo Greatest’s Trophy, que oferece uma rara oportunidade de ver, mais uma vez nas pistas, os ícones da época de ouro das grandes marcas: Maserati 300, Ferrari 250 GT Berlinetta, Alfa Romeo TZ, Aston Martin DB4 GT, Mercedes-Benz 300 SLS ou Porsche 550. Muitos modelos que foram produzidos em números limitados, portanto, o seu valor continuou a aumentar nas últimas décadas.
Sixties’ Endurance
A prova de Endurance dos anos sessenta, dedicado aos GT pré-63 e pré-66, junta ícones especiais das provas de resistência em corridas de duas horas do período de 1950 a 1965, num mix de capacidade dos grandes motores de 5 litros dos AC Cobras aos ágeis e leves Lotus XI com seus pequenos motores 1000 cc de quatro cilindros. Cada corrida reúne cerca de 70 carros e promete lutas épicas!
Iberian Historic Endurance
Direcionado para carros de Turismo e GT até 1976, também estará presente e promete animar as pistas com várias lutas ao longo do denso pelotão, sempre com uma grande dose de desportivismo entre as equipas. A premiada competição, uma das cinco primeiras a nível europeu, está de volta ao Estoril e conta com várias equipas portuguesas. O Iberian Historic Endurance, traz carros tão variados como o Alfa Romeo GTA, o Porsche 911, o Jaguar E-Type ou o Ford GT40.
Duas rodas
O Spirit of Speed é o maior clube de motos de estrada clássicas da Europa e como no ano passado, este clube vai trazer para o Estoril as suas motos de competição. A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) está sempre presente nestes encontros, estando assegurada a participação de modelos como a Ducati de MotoGP de 2014 ex-Andrea Iannone, a Suzuki 1000 GSX-R da equipa oficial Suzuki BSB do campeonato de 2008 – ex Tom Sykes ou a Yamaha 350 TZ-E – 1978 – ex Patrick Pons, quinto no Grande Prémio da Venezuela.