As corridas de Fórmula 1 clássicos estão de regresso ao circuito do Estoril para a quinta edição do Estoril Classics, que irá decorrer no próximo fim de semana de 8 a 10 de outubro.

Presentes neste evento estarão obras-primas que fizeram história no automobilismo de outras eras, com carros que, entre 1971 e 1983, foram pilotados por grandes nomes, como Keke Rosberg, Didier Pironi ou Jacky Ickx. Com 14 exemplares históricos daquela que é a modalidade rainha do automobilismo, o número recorde de inscritos de 2019 será nesta edição ultrapassado.

A encabeçar a lista de inscritos está Judy Lyons, a única mulher inscrita, que trará até ao circuito do português o seu Surtees TS9, carro de 1971 que na época foi conduzido por John Surtees. Avançando três anos, surgem três monolugares que partilharam a grelha no ano de 1974. Marc Devis e Chris Perkins brindam-nos com os seus Surtees TS16. O piloto belga Marc Devis correrá com o monolugar britânico com a clássica decoração da Bang & Olufsen, enquanto Chris Perkins brindará os adeptos presentes com o seu monolugar com a decoração da Matchbox.

Philippe Bonny estará ao volante de um Trojan T103 com motor Ford-Cosworth V8, um chassis único desta equipa com que Tim Schenten disputou oito Grandes Prémios no mundial de F1 de 1974.

Novamente da família Lyons, Frank e Michael Lyons também estarão no Estoril. Frank Lyons estará ao volante de um Mclaren M26 com as famosas cores da Marlboro que em 1976 foi conduzido por Jochen Mass. Já Michael estará ao volante do carro com que no ano de 2020 dominou as corridas da Classic GP, um Hesketh 308E.

A terminar a lista de inscritos da classe A, categoria dedicada a carros que antecedem a época dos monolugares munidos de ‘efeito solo’, surge Frederic Lajoux. O piloto monegasco estará presente com um Arrows A1B, modelo utilizado durante o campeonato do mundo de 1979 por Ricardo Patrese e Jochen Mass.

Jean Guittard, conhecido como ‘Mister John of B’, trará até ao traçado português dois históricos Formula 1: o Matra MS120C, último monolugar desenhado pela equipa francesa e equipado com motor V12, e o Ligier JS 11/15-04 com a intemporal decoração da Gitanes, que foi conduzido por Jaques Laffite durante o campeonato do mundo de 1979.

Também fez parte da grelha de partida no ano final da década de 70, o Ensign N179 pilotado na época por Derek Daly, mas com o britânico Peter Tattersall ao volante no Estoril Classics.

Na categoria de carros da década de 1980, que se iniciou com o culminar do ‘efeito solo’ nos monolugares da Fórmula 1 e com a introdução dos fundos planos, está inscrito o March 811 de 1981 pilotado pelo francês Vincent Rivet com a célebre decoração negra da cerveja irlandesa Guiness (o carro na época foi pilotado pelo irlandês Derek Daly), assim como o Arrows A5 de 1982 pilotado por Neil Glover, mas que foi pilotado no seu tempo pelos pilotos Marc Surer e Mauro Baldi.

Nas mãos de outro britânico chega-nos o Lotus 91 com a mítica decoração da John Player Special. O monolugar negro e dourado chega-nos pelas mãos de Steve Brooks, experiente piloto britânico que no ano passado terminou o campeonato FIA Masters dedicado a Fórmula 1 históricos no terceiro posto.

A terminar o luxuoso plantel de Fórmula 1 chega ainda o Williams FW08C que em 1983 foi pilotado pelo campeão Keke Rosberg (sendo uma evolução direta do FW08 de 1982). A conduzi-lo no Estoril estará o britânico Mark Hazell, que completa a sua quarta participação no Estoril Classics.

Os pilotos terão o primeiro contacto com a pista na sexta-feira, com uma sessão de qualificação de 20 minutos, deixando a primeira corrida para sábado às 14h35. A derradeira prova será no domingo às 13h25. Os bilhetes estão disponíveis nos locais habituais.