O cenário de um protótipo de Le Mans totalmente construído e desenvolvido em Portugal deixou de pertencer a reino da ficção científica e passou a ser realidade desde que a ADESS se instalou em Vialonga, no concelho de Vila Franca de Xira. O ADESS-03 está em exposição este fim de semana no Bombarral, dando a conhecer este LMP3 à caravana do Campeonato de Portugal de Karting KIA.
A história da ADESS (sigla de Advanced Design and Engineering Systems Solutions) começa em 2012 quando Stéphane Chosse, engenheiro francês que trabalhou na Fórmula 1 em equipas como a Ligier, Sauber e Toyota, decide fundar a sua própria empresa de desenvolvimento e engenharia de competição, na Alemanha. No início de 2017, Chosse transferiu a operação da ADESS AG para Portugal e especificamente para Vialonga, no concelho de Vila Franca de Xira, a pouco mais de 20 quilómetros de Lisboa. A empresa tem neste momento um total de nove funcionários a trabalhar nas suas instalações em Vialonga, oito deles portugueses, sendo a exceção o próprio Chosse. Curiosamente, um dos sócios do francês na ADESS é Carlos Tavares, o português que lidera o Grupo PSA.
“A área de Lisboa tem uma rede de empresas que trabalham nesta área, desde a maquinação, aos compósitos e sistemas paralelos, mas que ainda não estavam a trabalhar com o desporto automóvel”, explica Hugo Lopes, responsável de Marketing e Operações da ADESS AG. “Além disso, estamos a 20 quilómetros de uma capital europeia, próximos de um circuito histórico como o Estoril e a três horas de uma das melhores pistas de testes do mundo, Portimão. O objetivo é aproveitar esta rede de empresas que existem na área e todo o potencial que há no país ao nível da engenharia automóvel. Temos excelentes escolas de engenharia, como o Técnico de Lisboa, o ISEL ou as escolas de engenharia do Porto. Neste momento, 80 por cento do carro é construído com peças feitas em Portugal, desde os carbonos até à mecânica. A pouco e pouco, estamos a caminhar para que todo o carro seja construído com componentes feitos em Portugal”, afirmou Hugo Lopes no Bombarral.
Um dos projetos mais recentes da ADESS é o espetacular Pininfarina H2 Speed, revelado oficialmente pela casa italiana no último Salão de Genebra, em março.
Mas o principal produto saído da ADESS é o protótipo para a categoria LPM3, o ADESS-03, que está em exposição este fim de semana na prova do Bombarral do Campeonato de Portugal de Karting KIA. Este protótipo, que usa a base mecânica obrigatória na categoria LMP3, com o motor Nissan V8 5.0 de 420 cv, tem um preço de 206 mil euros, o valor de comercialização estipulado pelo ACO para todos os construtores da categoria. A ADESS foi uma das quatro marcas escolhidas para a homologação que vigorará na categoria LMP3 a partir de 2020.
A presença do ADESS-03 no Bombarral é, segundo Hugo Lopes, “uma forma de ficarmos a conhecer os futuros pilotos portugueses de Velocidade e de eles próprios conhecerem o carro e a marca. Temos o apoio institucional da FPAK porque o objetivo final é termos um piloto e uma equipa portuguesa a correr com o ADESS-03. Acreditamos que as corridas de Resistência são uma excelente via para uma carreira profissional no desporto automóvel, bem mais realista do que a Fórmula 1, que normalmente é o sonho que qualquer jovem piloto. Para nós, o cenário perfeito era termos um piloto português a correr com um protótipo feito em Portugal”, concluiu.