Além da competição principal no Rali de Portugal, a prova lusa do Mundial de Ralis (WRC) integrou também a Peugeot Rally Cup Ibérica de 2019, na primeira das etapas do calendário a coincidir com o WRC. Numa prova muito disputada, apenas 4,1 segundos separaram os vencedores Daniel Berdomás/David Rivera, dos segundos classificados, Carlos Fernandes/Valter Cardoso.

A dureza dos pisos e o calor foram duas dificuldades adicionais para os pilotos da copa ibérica organizada pela Peugeot Portugal e pela Peugeot Espanha, com o apoio da Sports & You, mas, num teste exigente à robustez dos 14 Peugeot 205 R2 que se apresentaram à partida, os carros gauleses estiveram à altura com apenas dois abandonos. Inicialmente, estavam previstas sete especiais mas apenas se disputaram cinco num longo e duro programa, praticamente sem intervalos ou assistência.

Esta batalha ibérica coroou, pela segunda vez este ano, Berdomás e Rivera, permitindo-lhes reforçar a sua liderança nos campeonatos de Pilotos e Navegadores da Peugeot Rally Cup Ibérica 2019.

A luta pelo triunfo teve como protagonistas as duplas Carlos Fernandes/Valter Cardoso, que liderou o rali até à quarta especial, e Daniel Berdomás/David Rivero, os já líderes da copa no arranque desta jornada e, que, no final, garantiram a sua segunda vitória do ano e o consequente reforço pontual sobre os adversários.

Mas houve outros 208 R2 a lutar pelos lugares da frente, como os de Josep Bassas/Axel Coronado, que, no final, viriam a ser os terceiros classificados, chamando a si a vitória na Junior Cup, ou de Daniel Nunes/Rui Raimundo, afastada da luta pelo pódio devido a um furo na quarta classificativa, sendo um azar que também perseguiu as duplas Pedro Antunes/Alexandre Rodrigues (logo no primeiro troço) ou Hugo Lopes/Nuno Ribeiro (também na difícil PEC4). Os britânicos Ruiari Bell/Darren Garrod ficaram no quarto posto, batendo os eslavos Georg Linnamae/Volodymyr Korsia. A também britânica Nabila Tejpar / Max Freeman levou consigo para casa novo troféu da Ladies CUP.

Com o resultado aqui obtido, Daniel Berdomás reforça a liderança no ranking dos Pilotos, passando a somar 65,51 pontos, sendo agora seguido por Josep Bassas, com 47,78 pontos e por Daniel Nunes (44,09 pontos). Nos Navegadores, David Rivero também reforça a liderança para os 65,51 pontos, deixando à margem o ausente Paulo Lopes (29,62 pontos) e o seu compatriota Diego Sanjuán (26,42 pontos), que saiu em branco deste rali. Na classificação das Equipas, a Inside segura a liderança pela pontuação das duas viaturas que inscreveu, passando a somar 67 pontos, frente aos 64 pontos do TRS Rally Team que assiste o líder da copa e dos 52 pontos da GC Motorsport.

A próxima prova será o Rallye Terras da Aboboreira, a correr-se no primeiro fim de semana de setembro.

CLASSIFICAÇÃO FINAL (provisória)

1º Daniel Berdomás / David Rivero, 1h16m16,4s
2º Carlos Fernandes / Valter Cardoso, a 4,1s
3º Josep Bassas / Manel Muñoz, a 35,3s (Vencedor da Junior CUP)
4º Ruairi Bell / Darren Garrod, a 54,1s
5º Georg Linnamae / Korsia Volodomyr, 1m05,4s
6º Ricardo Sousa / Luis Marques, 1m30,0s
7º Sergí Francoli / María Salvo, a 2m22,7s
8º Daniel Nunes / Rui Raimundo, a 2m55,6s
9º Santiago Garcia / Nestor Casal, a 3m07,5s
10º Hugo Lopes / Nuno Ribeiro, a 8m06,1s
11º Nabila Tejpar / Max Freeman, a 9m24,5s (Vencedora da Ladies Cup)
12º Paulo Moreira / Marco Macedo, a 10m41,2s

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.