Inicialmente adiado devido à pandemia de Covid-19, o Rali de Portugal, prova do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), foi oficialmente cancelado pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), devido às incertezas quanto à evolução do vírus a nível mundial.

A edição 2020 do Rali de Portugal não será disputada. A decisão foi tomada depois de o Automóvel Club de Portugal (ACP), entidade organizadora da prova, ter esgotado todas as hipóteses para a realização do mítico rali ainda este ano.

Em comunicado, o ACP explica que “face à impossibilidade de levar o WRC Vodafone Rally de Portugal para o terreno na data originalmente prevista, devido à situação global do novo Coronavírus (Covid-19), o Automóvel Club de Portugal envidou todos os esforços para que a mesma tivesse lugar ainda este ano, no final de outubro”.

Contudo, essa hipótese ter-se-á gorado atendendo ao panorama de incerteza que se vive não só em Portugal, mas a nível global perante a evolução do novo coronavírus, que tem vindo a causar a disrupção dos mais diversos eventos, desde culturais a desportivos.

“Depois de avaliadas, em conjunto com os parceiros da prova, autarquias e patrocinadores, todas as condições sanitárias e de segurança que o WRC Vodafone Rally de Portugal exige, as mesmas não são compatíveis com a imprevisibilidade que vivemos, além da incerteza da abertura das fronteiras e do espaço aéreo”, explica ainda o ACP.

Conhecido por ser um dos ralis mais emblemáticos do Campeonato do Mundo e um dos que mais público atrai – com um elevado impacto financeiros na economia nacional bastante significativo -, o Rali de Portugal pretende regressar em força no ano de 2021.

“O Automóvel Club de Portugal lamenta profundamente esta decisão, mas é a única que poderia assumir de forma responsável perante os milhares de adeptos, equipas, autarquias, patrocinadores e todos os envolvidos na prova, responsável em 2019 por um impacto na economia nacional superior a 142 milhões de euros. O Automóvel Club de Portugal solicitou já o regresso do WRC Vodafone Rally de Portugal em maio de 2021”.