Carlos Sainz (X-Raid MINI) e Toby Price (KTM) venceram a primeira etapa do Dakar 2021 nos Autos e Motos, respetivamente, saltando igualmente para a liderança das respetivas categorias à geral.
A primeira etapa do Dakar 2021 já trouxe grandes dissabores para alguns dos potenciais favoritos, mesmo que tudo esteja ainda longe de ser decidido. Os dois primeiros lugares ficaram para os protótipos da MINI preparados pela X-Raid, com Sainz a bater Stéphane Peterhansel por 22 segundos, ao passo que Martin Prokop ficou com o terceiro lugar da tirada, mas já a mais de quatro minutos. Líder do Prólogo, Nasser Al-Attiyah (Toyota) perdeu bastante tempo na especial e foi apenas o décimo classificado na especial.
A dupla lusa Ricardo Porém e Jorge Monteiro, a bordo de um Borgward, fez o 41o tempo, ficando a quase 49 minutos da frente.
Nas Motos, Ricky Brabec (Honda) perdeu mais de 18 minutos para Toby Price, que venceu a tirada e saltou para o comando da prova, deixando Kevin Benavides (Honda) e Matthias Walkner (KTM) nos segundo e terceiro lugares, respetivamente, com o mesmo tempo, a 35 segundos de Price.
Quanto ao contingente luso nas Motos, Joaquim Rodrigues (Hero) foi o melhor, com o 23º tempo, a 16m30s do tempo de Price, enquanto Rui Gonçalves (Sherco) foi o 27º, a 26m14s da frente. Já Sebastian Bühler (Hero), que compete sob licença alemã, foi 29º na etapa, gastando mais 31m58s para o vencedor da tirada. Alexandre Azinhais foi 64º, gastando mais de 1h50m a cumprir o percurso delineado para a primeira etapa.
Na Geral, Price lidera com 27 segundos de vantagem sobre Kevin Benavides (Honda), com Matthias Walkner (KTM) a figurar na terceira posição, a 1m15s. Líder após o Prólogo, Ricky Brabec (Honda) caiu para o 24o lugar, pouco atrás de Joaquim Rodrigues, que ocupa a 22a posição e é o melhor português na classificação. Quanto aos demais motards lusos, Rui Gonçalves é 26º, Bühler caiu para o 29o lugar e Alexandre Azinhais está em 64º.
Cristina Gutiérrez (OT3) venceu na categoria de veículos ligeiros, brilhando nesta primeira tirada, tornando-se na primeira mulher a vencer uma etapa desde a alemã Jutta Kleinschmidt em 2005 e assumindo a liderança da geral. Lourenço Rosa e Joaquim Dias (Can-Am) registou o 22º tempo na classificativa e ocupa igual posição na classificação geral.
Nos Camiões, Dmitry Sotnikov (Kamaz) venceu a etapa, assumindo também a liderança da geral. José Martins (Team Boucou) ocupa a 29a posição da geral, replicando a sua posição da etapa.