Mais uma etapa do Dakar 2021 e mais dois vencedores diferentes nas principais categorias. Kevin Benavides (Honda) venceu nas Motos e Giniel De Villiers (Toyota) nos Automóveis, naquela que foi uma das etapas mais duras da prova deste ano na Arábia Saudita.
Começando pelas duas rodas, Benavides levou a melhor na etapa de hoje, mas não evitou um momento de grande complicação, ao cair e fraturar o nariz, além de lesionar ainda o tornozelo. Porém, a dor terá compensado, na medida em que assumiu o comando da classificação geral da prova, beneficiando sobremaneira da navegação do seu companheiro de equipa, Ignacio Cornejo, que foi o segundo classificado na etapa, a 1m00s, e é agora o terceiro na classificação geral, a 3m42s. A separar os dois motards da Honda está Xavier de Soultrait (Husqvarna), que era o anterior líder e hoje foi um apenas sexto. Encontra-se a 2m31s do líder e plenamente na luta pelo triunfo.
No contingente português, Sebastian Bühler (Hero) foi o melhor, com o 20o lugar, a 30m24s do melhor na especial, enquanto Joaquim Rodrigues (Hero) ficou pouco atrás, no 22o lugar, a 31m51s. Rui Gonçalves (Sherco) foi o 34o mais rápido do dia, a 58m24s. Alexandre Azinhais, que participa com uma KTM privada, viu o motor da sua moto ceder ao quilómetro 22 da etapa de ontem, mas mantém-se em prova na classe Experience, embora sem classificação.
Na Geral, Joaquim Rodrigues é o melhor, na 19a posição, seguido de Bühler, em 20º, ao passo que Gonçalves está em 28o lugar.
Nos Automóveis, Stéphane Peterhansel (X-Raid MINI) está um pouco mais cómodo na frente da classificação geral, tendo sido o terceiro da etapa, a 2m25s de Giniel De Villiers, que efetuou o melhor tempo do dia. Brian Baragwanath, com um peculiar Century, foi o segundo melhor do dia, a 58s do vencedor da tirada. Na Geral, então, Peterhansel dispõe de 6m11s de avanço sobre Nasser Al-Attiyah (Toyota Gazoo), pelo que tudo está em aberto neste duelo. Já Carlos Sainz (X-Raid MINI) ascendeu ao terceiro posto, mas bastante distante, devido ao acidente de Henk Lategan, que capotou o seu Toyota por três vezes e fraturou a clavícula, colocando assim um ponto final na sua participação no Dakar de 2021.
Dia bastante positivo para a dupla Ricardo Porém/Jorge Monteiro (Borgward), que terminou a etapa na 18a posição, imediatamente à frente do Toyota em que Filipe Palmeiro presta navegação a Benediktas Vanagas. A dupla do carro alemão ocupa agora o 26o lugar da classificação geral.
Nos veículos ligeiros, as duas duplas lusas em prova estiveram em boa forma, com a composta por Lourenço Rosa/Joaquim Dias (Can-Am) a fazer o 15o tempo, imediatamente à frente da formada por Rui Carneiro/Filipe Serra (MMP). Na Geral, Rosa e Dias ocupam o 17o lugar, ao passo que Carneiro e Serra se posicionam no 40o lugar. A classificação é liderada pelo chileno Francisco López Contardo (Can-Am), com pouco menos de 11 minutos de avanço sobre Aron Domzala.