Publicidade Continue a leitura a seguir

Dakar 2021/Etapa 8: Al-Attiyah pressiona Peterhansel; Cornejo reforça liderança nas Motos

Foto: ASO/Florent Gooden/DPPI

Publicidade Continue a leitura a seguir

Nasser Al-Attiyah (Toyota Gazoo) conseguiu hoje vencer a oitava etapa do Dakar 2021, obtendo a sua 40a vitória em especiais nesta competição e, mais importante, aproximando-se do comando da classificação geral, que continua a ser detido por Stéphane Peterhansel (X-Raid MINI). Também nas Motos, a luta pelo triunfo na geral está ao rubro, com José Ignacio Cornejo (Honda) a segurar a primeira posição, agora com 1m06s de avanço sobre Toby Price (KTM). Quanto aos portugueses, Joaquim Rodrigues (Hero) e Lourenço Rosa (Can-Am) atrasaram-se com pequenas dificuldades.

Cornejo havia conseguido ascender ao comando ontem, não tendo qualquer problema hoje com a tarefa de abrir o caminho, batendo Price por 1m05s e Ricky Brabec (Honda) por 2m50s. Com isso, a liderança está agora mais firme do lado do piloto chileno, embora tudo esteja longe de decidido quando ainda faltam quatro etapas para o final. Sam Sunderland (KTM), o terceiro, está a 5m57s da liderança e teoricamente ainda pode ter uma palavra a dizer quanto ao resultado final.

No dia de hoje, Sebastian Bühler (Hero) foi o melhor dos portugueses, com um décimo lugar, a 7m58s do mais rápido, enquanto Joaquim Rodrigues (Hero) fez apenas o 26o tempo, gastando mais de meia hora para o vencedor da tirada. Rui Gonçalves (Sherco) ficou ainda mais atrás, na 40a posição, gastando mais de 51 minutos. Na Geral, Rodrigues é o 16o classificado, mantendo a posição do dia anterior, ao passo que Bühler está no 19o lugar. Gonçalves encontra-se pouco atrás, na 25a posição.

Sebastian Bühler, com a sua Hero, terminou a etapa na décima posição. Foto: A.S.O/H. Cabilla

Nos Automóveis, a luta pelo comando da prova conheceu mais um desenvolvimento com o triunfo de Nasser Al-Attiyah, encurtando a diferença para o líder Stéphane Peterhansel para os 4m50s. O francês tem mantido uma grande capacidade de consistência, mas a constante pressão do piloto do Qatar significa que nenhum deles tem margem para cometer erros. Carlos Sainz (X-Raid MINI), que foi o segundo na etapa, a 52 segundos de Al-Attiyah, está na terceira posição da geral, mas bastante distante para sonhar com o triunfo (em condições normais).

A dupla Ricardo Porém/Jorge Monteiro esteve em muito boa forma nesta etapa, com o 14o lugar, gastando mais 25m19s do que o vencedor da tirada, sendo agora o 20o classificado na geral.

Nos Veículos Ligeiros, depois de o azar ter ‘batido à porta’ de Francisco Lopez Contardo no final da semana passada, desta feita foi o polaco Aron Domzala, que havia herdado o comando, a perder imenso tempo devido a um problema mecânico, caindo para o quarto lugar, imediatamente atrás de Contardo, que venceu a etapa e está a 19m51s do novo líder, Austin Jones. O segundo classificado na geral é Seth Quintero, que está a 9m42s da frente.

Nesta categoria, Rui Carneiro e Filipe Serra estiveram em plano de destaque, conseguindo a décima posição do dia, enquanto Lourenço Rosa e Joaquim Dias encontraram problemas e perderam algum tempo (incluindo uma penalização de 20 minutos), terminando a etapa no 23o lugar. Na Geral, esta dupla está no 12o lugar, enquanto Carneiro e Serra estão no 30o lugar.