Publicidade Continue a leitura a seguir

Dakar/Etapa 2: Triunfo para Nasser Al-Attiyah nas dunas

Nasser Al-Attiyah, da Toyota Gazoo Racing, atravessa mais uma duna com facilidade. Foto: Flavien Duhamel/Red Bull Content Pool

Publicidade Continue a leitura a seguir

No dia em que o Dakar chegou às imprevisíveis dunas de areia, os especialistas Nasser Al-Attiyah (Toyota Gazoo) e Joan Barreda (Honda) venceram a segunda etapa da competição. Com os resultados de hoje, alteraram-se também as posições de liderança nas categorias dos Autos e das Motos.

Sem vontade de abrandar o seu ritmo, Barreda efetuou uma tirada ao ataque, ganhando diversas posições e tempo depois de partir no 20º lugar. O espanhol da Honda ultrapassou todos os seus rivais e beneficiou grandemente das dificuldades de outros rivais, como Toby Price (KTM) e Kevin Benavides (Honda) a perderem cerca de meia hora depois de se perderem nas dunas. Mas houve mais deceções, como a de Mathias Walkner (KTM), que perdeu mais de duas horas.

Entre os portugueses, Joaquim Rodrigues (Hero) foi o melhor da etapa, com o 12o lugar, tendo perdido 18m08s para Joan Barreda, ficando apenas duas posições à frente de Sebastian Bühler (Hero), que gastou mais 20m48s (ainda com uma penalização de dois minutos). Rui Gonçalves (Sherco) terminou a etapa no 21o lugar, com um tempo 27m24s mais lento do que o do vencedor, ao passo que Alexandre Azinhais (KTM) fez o 66o tempo, com mais quase 2h20m.

Na Geral, Joan Barreda Bord assumiu agora a liderança das Motos, com 6m23s de vantagem sobre o seu colega de equipa na Honda, Ricky Brabec. Pouco atrás, Ross Branch (Yamaha) ocupa o terceiro lugar, a 6m37s do atual líder. Joaquim Rodrigues é o melhor português, no 17o lugar da classificação, a 20m21s da frente, enquanto Bühler está em 24o e Rui Gonçalves na posição seguinte, a 38 e a 40 minutos, respetivamente. Azinhais está no 66o lugar, mas já a mais de quatro horas do líder.

Nos automóveis, Al-Attiyah tirou partido da sua experiência e leitura do terreno para vencer a sua 37a especial da carreira, ganhando a etapa com 2m35s de vantagem sobre Stéphane Peterhansel (X-Raid MINI) e 9m17s sobre o vencedor da etapa de ontem, Carlos Sainz (x-Raid MINI) , que perdeu o comando da prova para Peterhansel. A dupla lusa do Borgward, Ricardo Porém e Jorge Monteiro, terminou a etapa com o 42o tempo, embora mais acima na classificação (15o) tenha ficado um outro português, no papel de navegador, no 15o lugar, neste caso, Filipe Palmeiro, que dita as notas a Benediktas Vanagas.

Na Geral, Peterhansel dispõe de 6m37s de vantagem sobre Sainz, enquanto Al-Attiyah reentra na lutsa pelo triunfo da classificação, ao saltar para o terceiro lugar, mas apenas a 9m15 do líder. Ricardo Porém ocupa a 39ª posição da geral, a 2h02m da frente. Vanagas e Palmeiro estão mais à frente, na 24ª posição

Nos veículos ligeiros, Saleh Al Sahif (Can-Am) venceu a especial, enquanto a dupla lusa Lourenço Rosa e Joaquim Dias (Can-Am) fez o 12o lugar, a 17m da frente. Na Geral, Francisco Lopez Contardo é o líder, seguido por Aron Domzala, a apenas 39 segundos. A dupla lusa ocupa o 16o lugar, a 1h10s. Rui Carneiro e Filipe Serra (MMC) terminaram a etapa em 47o lugar e ocupam a 49a posição da geral.