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Estes são os hipercarros que vão fazer uma corrida de 24 horas

ASTON MARTIN - Confirmado A Aston Martin Racing foi a primeira a confirmar a sua participar na categoria Hypercar, com uma versão de competição do Valkyrie, usando um motor V12 híbrido da Cosworth
TOYOTA - Confirmado A Toyota foi a segunda marca a confirmar a presença na categoria Hypercar, com um carro derivado do protótipo GR Super Sport, usando o motor do atual TS050 de Le Mans.
TVR-REBELLION-ORECA - Muito provável A Oreca está interessada em criar um Hypercar, mas para isso necessitaria de fazer 25 unidades de um carro de estrada. A sua parceira atual nos LMP1 privados, a Rebellion Racing, está associada à marca britânica TVR, parceira ideal para um projeto do género
GINETTA - Muito provável A marca britânica evoluiu recentemente o seu LMP1, e seria ridículo não aproveitar esse desenvolvimento, até porque o G60 LT não seria obrigado a usar um motor híbrido, e o dono Laurence Tomlinson tem uma bolsa grande o suficiente para abrir os cordões para fazer 20 Hypercars de estrada
GLICKENHAUS - Muito provável James Glickenhaus disse que a sua equipa, a Scuderia Cameron Glickenhaus, quer fazer um Hypercar com motor híbrido, para poder lutar pela vitória em Le Mans, mas também vai ter que fazer carros para a estrada
SMP-DALLARA - Possível A SMP Racing investiu muito em manter um LMP1 ativo, e tal como a Ginetta, não seria obrigada a usar um motor híbrido para fazer um Hypercar, mas seria mais complicado construir 20 carros de estrada
MCLAREN - Possível A McLaren tem estado atenta ao desenvolvimento da categoria Hypercar, mas ainda não confirmou a sua presença, embora o McLaren Speedtail, híbrido, seja uma boa base de trabalho
FERRARI - Pouco provável O mais recente Ferrari é um supercarro híbrido chamado SF90 Stradale, e normalmente a designação Stradale diz respeito à versão de estrada de um carro de corridas, mas há muito tempo que a marca italiana tem evitado um regresso à classe principal de Le Mans
PORSCHE - Pouco provável A marca alemã revelou que o antigo 917 dos anos 70 será a inspiração para o próximo hipercarro da Porsche, mas que este nunca vai chegar ao mercado antes de 2025, pelo que a Porsche, que vai fazer a sua estreia na Fórmula E, não deverá voltar a Le Mans tão cedo
MERCEDES-AMG - Quase impossível O AMG One, com um motor derivado da F1, seria uma boa base para desenvolver um Hypercar, mas a Mercedes já está envolvida na F1 e Fórmula E, ficando com pouco espaço para outro programa de grandes dimensões
KOENIGSEGG - Quase impossível Há muita gente que gostava de ver Christian von Koenigsegg fazer um carro de corridas, mas é pouco provável que a marca tenha capital para se comprometer a fazer 20 carros num ano para homologação, e seria preciso um patrocinador para pôr o híbrido Jesko a correr

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Este fim de semana decorre mais uma edição das 24 Horas de Le Mans, para os fãs especializados, a corrida mais importante do mundo. É aqui que as grandes marcas testam o limite da performance e da eficiência das tecnologias que vão ser usadas nos carros de estrada do futuro. E em 2021, para se lutar pelas vitórias com novas tecnologias, vai ser preciso fazê-lo com hipercarros.

A categoria dos hipercarros foi criada pelos organizadores da prova francesa e pela Federação Internacional do Automóvel para substituir os protótipos LMP1 por automóveis que sejam parecidos com os que as marcas usam na estrada. Por isso, vão ser obrigados a construir 20 unidades para venda ao público. A ideia é que todos iam ser híbridos, mas este sistema já não é obrigatório. Mesmo assim, será uma vantagem, pois o motor elétrico de 200 kW vai garantir que os hipercarros de Le Mans vão ter tração às quatro rodas, 750 cv de potência total e aderência adicional nas curvas rápidas, a partir dos 120 km/h. O peso mínimo vai ser de 1200 cv e os sistemas de segurança terão que ser partilhados com automóveis de estrada.

As primeiras marcas a confirmar a sua presença na nova categoria de hipercarros são a Aston Martin e a Toyota, com estreia marcada para a temporada de 2020/21, que termina nas 24 Horas de Le Mans. A Aston Martin vai voltar a lutar pela vitória à geral, que conquistou pela única vez em 1959, com o Aston Martin Valkyrie, feito em conjunto com a equipa Red Bull de F1 e a Cosworth. Quanto à Toyota Gazoo Racing, o novo Toyota GR Super Sport transporta para a estrada a mesma tecnologia que a levou à vitória em Le Mans o ano passado com o protótipo TS-050.

A McLaren é um nome que tem sido avançado como potencial aderente aos hipercarros, mas ainda não confirmou a sua presença. A marca britânica venceu Le Mans pela única vez em 1995. A Oreca, empresa especializada em produtos para competição automóvel, não costuma fazer carros de estrada, mas revelou o seu interesse na nova regulamentação técnica, potencialmente em associação com outra marca. E a Ferrari e a Porsche, as marcas mais aguardadas pelo público, continuam em silêncio.