Publicidade Continue a leitura a seguir

F1: AlphaTauri revela novo carro para 2021

Foto: Joerg Mitter/Red Bull Content Pool

Publicidade Continue a leitura a seguir

A AlphaTauri tornou-se na segunda equipa a revelar o seu monolugar para a temporada de 2021 do Mundial de Fórmula 1, que mantém a mesma filosofia de base, mas com algumas alterações fundamentais na aerodinâmica. Além disso, a formação de Faenza irá contar como uma nova decoração e, em destaque, com o novo recruta nas suas fileiras, o japonês Yuki Tsunoda, que irá estrear-se na modalidade ao lado de Pierre Gasly.

Depois de uma temporada de grande sucesso, coroada com o triunfo de Gasly no GP de Itália, em Monza, a Scuderia AlphaTauri parte para a temporada de 2021 com ambições de dar continuidade ao seu desempenho do ano transato, com o AT02 a ser uma ligeira evolução face ao anterior monolugar. Recorde-se que os carros são, em grande parte, os mesmos do ano passado com possibilidades de pequenos ajustes, numa decisão tomada pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) para lidar com os constrangimentos – financeiros e logísticos – causados pela pandemia de Covid-19.

O AT02 foi apresentado numa das lojas de roupa da AlphaTauri, em Salzburgo, com Gasly e Tsunoda a marcarem presença num evento restrito e sem a azáfama de outros tempos – as restrições devido à Covid-19 continuam a ser de essencial cumprimento.

A dupla de pilotos para 2021 destaca-se pela juventude, com Gasly, de 25 anos, a ser definido como o líder da equipa, algo que é explicado pela sua maior experiência na Fórmula 1, mesmo se a sua estreia decorreu em 2017, nesta mesma equipa, mas sob o nome Toro Rosso. A seu lado estará uma das estrelas da Fórmula 2, o japonês Yuki Tsunoda, protegido da Honda e que terminou a época de 2020 da F2 em terceiro, atrás de Mick Schumacher, campeão, e de Callum Illot.

“A decisão de contar com o Pierre e com o Yuki para 2021 foi tomada porque a filosofia da Scuderia AlphaTauri é ainda a de dar a jovens talentos do Red Bull Junior Program a oportunidade de chegarem à F1 e educá-los – é por isso que o Yuki tem agora a sua oportunidade”, refere o diretor da equipa, Franz Tost.

O carro conta com algumas novidades aerodinâmicas, para melhorar uma base que já de si era bastante boa e competitiva, beneficiando igualmente da derradeira evolução do sistema V6 híbrido da Honda, naquela que será a última temporada em que a marca estará presente na modalidade.

Os primeiros testes da modalidade irão ter lugar a 12 de março, no circuito de Sakhir, no Bahrein.