O calendário da Fórmula 1 para a temporada de 2022 já foi revelado, prevendo-se um número recorde de 23 Grandes Prémios numa espécie de regresso à normalidade após os dois anos marcados pela pandemia de Covid-19, nos quais Portugal recebeu a modalidade. Em 2022, tal não deverá acontecer, uma vez que o circuito de Portimão não consta do calendário proposto.
A concretizar-se, o número de eventos a disputar em 2022 será um recorde, com 23 Grandes Prémios previstos, de acordo com a confirmação no Conselho Mundial do Desporto Automóvel da FIA.
Será um calendário com o regresso de alguns circuitos emblemáticos, como Suzuka (Japão), além de Imola passar a ter um lugar fixo no calendário depois de ter sido, tal como Portimão, utilizado nestes dois últimos anos em substituição de outros eventos, cancelados por restrições relacionadas com a pandemia de Covid-19.
O evento luso tinha uma missão bastante difícil para se manter no calendário, embora algumas declarações públicas motivassem uma réstia de esperança na possibilidade de a modalidade regressar a Portugal pelo terceiro ano consecutivo.
Miami irá albergar o segundo GP nos Estados Unidos, além de Austin, enquanto a China continua ausente do calendário, com a F1 a referir que “será reposta no calendário assim que as condições o permitirem”.
A temporada irá começar no Bahrein, a 20 de março, terminando também a um dia 20, mas de novembro.
“Estamos muito satisfeitos com o interesse na Fórmula 1 de locais que querem realizar corridas e com o crescimento do desporto e acreditamos que temos um calendário fantástico para 2022 com destinos como Miami a juntarem-se a locais históricos e famosos”, refere Stefano Domenicali, o CEO da Fórmula 1.
Calendário provisório para 2022
20 março Bahrein Sakhir
27 março Arábia Saudita Jeddah
10 abril Austrália Melbourne
24 abril Emília Romana Imola*
8 maio Miami Miami**
22 maio Espanha Barcelona*
29 maio Mónaco Mónaco
12 junho Azerbaijão Baku
19 junho Canada Montreal
3 julho Reino Unido Silverstone
10 julho Áustria Spielberg
24 julho França Le Castellet
31 julho Hungria Budapest
28 agosto Bélgica Spa
4 setembro Países Baixos Zandvoort
11 setembro Itália Monza
25 setembro Rússia Sochi
2 outubro Singapura Singapura
9 outubro Japão Suzuka
23 outubro USA Austin*
30 outubro México Mexico City
13 novembro Brasil São Paulo
20 novembro Abu Dhabi Abu Dhabi
*sujeito à concretização do contrato
**sujeito à homologação do circuito