Publicidade Continue a leitura a seguir

F1: Corridas ‘sprint’ de 100 km ao sábado vão definir grelha para corrida principal

Publicidade Continue a leitura a seguir

O Mundial de Fórmula 1 prepara-se para assistir a mais uma grande mudança no padrão dos fins de semana de competição, com as equipas a concordarem, de forma unânime, na realização de três corridas ‘sprint’ (a disputar ao sábado) já em 2021.

Por enquanto, ainda não são conhecidos os Grandes Prémios nos quais este novo modelo de evento será posto em prática, sabendo-se apenas que terá lugar em duas provas europeias e outra fora do Velho Continente, numa medida que promete mexer com o interesse da competição, tendo recebido o aval de todas as formações participantes no campeonato deste ano.

A ideia é que na sexta-feira tenha lugar uma sessão de treinos livres e a qualificação, a qual será disputada nos mesmos moldes que atualmente, com três fases, servindo esses tempos para determinar a grelha de partida para a corrida ‘sprint’, de 100 quilómetros de distância, na tarde de sábado. O resultado dessa prova irá determinar a grelha de partida para a prova de domingo, a qual terá a distância usual, superior a 300 quilómetros. Na manhã de sábado haverá também uma sessão de treinos livres.

Para tornar a ronda de sábado mais emotiva, os três primeiros da corrida de 100 quilómetros terão direito a pontos, embora em proporção muito mais modesta quando comparada com a de uma prova de domingo – três pontos para o primeiro lugar, dois para o segundo e um ponto para o terceiro.

Comentando este avanço na modalidade, que chegou a ser falado ainda nos tempos em que Bernie Ecclestone liderava os destinos da Fórmula 1, o Presidente e CEO da modalidade Stefano Domenicali referiu que “estamos excitados por esta nova oportunidade que irá oferecer aos nossos adeptos um fim de semana de corrida ainda mais imersivo. Ver os pilotos a lutarem ao longo dos três dias será uma experiência incrível e estou certo de que os pilotos vão gostar da luta”.

Quanto a detalhes como a utilização dos pneus, o primeiro treino livre de sexta-feira será feito apenas com dois jogos de pneus à escolha das formações, enquanto a qualificação terá cinco jogos de pneus macios. No treino livre de sábado de manhã, cada carro apenas terá direito a um jogo de pneus, também à escolha das equipas, ao passo que a corrida ‘sprint’ terá dois jogos de pneus à escolha das formações.

Na corrida de domingo, cada piloto apenas terá direito a dois jogos de pneus, pelo que haverá igualmente um papel importante na gestão dos pneus.