Nasceu torto o triunfo de Verstappen no GP da Áustria, já que a segunda posição na grelha, atrás de Leclerc, rapidamente passou a um oitavo lugar depois de ter falhado o arranque. Engolido pelo pelotão, Verstappen tinha tarefa hercúlea para voltar aos lugares do pódio. Mas, com uma estratégia perfeita e um carro que se mostrou extremamente eficaz, o holandês deu uma enorme alegria aos seus adeptos que enchiam as bancadas do Red Bull Ring, nome do circuito.
Parando uma vez apenas e depois de todos os pilotos que o rodeavam na classificação, Verstappen partiu à caça dos lugares do pódio na segunda metade da prova, primeiro superando Sebastian Vettel (Ferrari), depois Valtteri Bottas (Mercedes-AMG) e na antepenúltima volta, o monegasco Leclerc, que liderou desde a primeira curva com exceção do período após a sua paragem nas boxes.
Uma manobra arrojada e musculada, que resultou ainda em contacto com o piloto da Ferrari na travagem para a curva 3, tendo o seu triunfo sido investigado – sem qualquer penalização – por manobra perigosa na ultrapassagem a Leclerc.
Este ficou com um segundo lugar, sendo-lhe negado uma vez mais um triunfo, embora agora em condições diferentes das que o afetaram no Bahrein. Embora seja um resultado positivo, Leclerc desejaria o triunfo, lamentando ainda a forma como Verstappen o superou.
Na terceira posição ficou Bottas, sem ritmo para mais no seu carro na primeira vez do ano em que os Mercedes estiveram aquém do esperado. Aliás, Vettel, que ainda fez uma segunda paragem nas boxes para montar pneus macios assim que foi ultrapassado por Verstappen, ainda veio a ultrapassar o líder do campeonato, Lewis Hamilton (Mercedes-AMG) e finalizou a corrida colado à traseira do monolugar de Bottas.Quarto posto para Vettel e quinto para Hamilton, ambos com provas irregulares: o primeiro perdeu tempo precioso na sua primeira paragem uma vez que a sua equipa não estava preparada para recebê-lo, enquanto o segundo danificou a asa dianteira do seu carro ao passar por uma lomba delimitadora do circuito e perdeu tempo com a sua substituição. No entanto, tal como Bottas, o seu monolugar sofreu de sobreaquecimento numa corrida muito quente.
Autor de uma excelente prova, Lando Norris levou o seu McLaren ao sexto lugar, tendo protagonizado uma emocionante disputa com o Alfa Romeo de Kimi Raikkonen, autor também de uma corrida muito sólida em que chegou a estar na luta direta com Verstappen nas voltas iniciais.
Pierre Gasly, no outro Red Bull, foi o sétimo e, se mostrou melhorias competitivas, o facto de terminar a uma volta de Verstappen é algo que dá que pensar. Partindo muito atrasado, Carlos Sainz (McLaren) minimizou os danos do seu fim de semana e cortou a meta em oitavo na frente de Raikkonen e de António Giovinazzi, que ofereceram um bom resultado final para a Alfa Romeo nos dois últimos lugares pontuáveis.
Resultado pouco positivo para os Renault – com Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg a não irem além dos 12º e 13º lugares -, logo atrás de Sérgio Perez, que ficou na 11ª posição com o Racing Point.
1 | Max Verstappen | RED BULL RACING HONDA | 71 | 1:22:01.822 | 26* |
2 | Charles Leclerc | FERRARI | 71 | +2.724s | 18 |
3 | Valtteri Bottas | MERCEDES | 71 | +18.960s | 15 |
4 | Sebastian Vettel | FERRARI | 71 | +19.610s | 12 |
5 | Lewis Hamilton | MERCEDES | 71 | +22.805s | 10 |
6 | Lando Norris | MCLAREN RENAULT | 70 | +1 lap | 8 |
7 | Pierre Gasly | RED BULL RACING HONDA | 70 | +1 lap | 6 |
8 | Carlos Sainz | MCLAREN RENAULT | 70 | +1 lap | 4 |
9 | Kimi Räikkönen | ALFA ROMEO RACING FERRARI | 70 | +1 lap | 2 |
10 | Antonio Giovinazzi | ALFA ROMEO RACING FERRARI | 70 | +1 lap | 1 |
11 | Sergio Perez | RACING POINT BWT MERCEDES | 70 | +1 lap | 0 |
12 | Daniel Ricciardo | RENAULT | 70 | +1 lap | 0 |
13 | Nico Hulkenberg | RENAULT | 70 | +1 lap | 0 |
14 | Lance Stroll | RACING POINT BWT MERCEDES | 70 | +1 lap | 0 |
15 | Alexander Albon | SCUDERIA TORO ROSSO HONDA | 70 | +1 lap | 0 |
16 | Romain Grosjean | HAAS FERRARI | 70 | +1 lap | 0 |
17 | Daniil Kvyat | SCUDERIA TORO ROSSO HONDA | 70 | +1 lap | 0 |
18 | George Russell | WILLIAMS MERCEDES | 69 | +2 laps | 0 |
19 | Kevin Magnussen | HAAS FERRARI | 69 | +2 laps | 0 |
20 | Robert Kubica | WILLIAMS MERCEDES | 68 | +3 laps | 0 |
*Ponto extra para a volta mais rápida da corrida.