No circuito de Monza, os dois McLaren estiveram sempre entre os melhores, com Ricciardo a saltar para o comando na partida e a manter a liderança na frente de Verstappen e de Lando Norris, que susteve Hamilton atrás de si, enquanto mais atrás Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) entrava em pião na segunda chicane devido a um ligeiro toque do Ferrari de Carlos Sainz. Ao longo da primeira parte da prova, a classificação na frente não se alterou, com Ricciardo e Verstappen separados por cerca de um segundo, com Norris a cerca de dois seguros e Hamilton colado. Charles Leclerc (Ferrari) era o quinto, também não muito distante. Em franca recuperação, Bottas ia galgando posições de forma constante.
Ricciardo foi o primeiro a parar, seguido rapidamente por Verstappen, que teve uma péssima paragem nas boxes devido a um problema com a roda dianteira direita. Com isso, perdeu algumas posições. Parando duas voltas depois, Hamilton saiu das boxes literalmente a par de Verstappen, que procurou ganhar a posição na primeira chicane. Com ambos os pilotos empenhados em ganhar o lugar, o acidente tornou-se inevitável. Verstappen, por dentro na segunda curva da chicane, ficou sem espaço e galgou o carro de Hamilton, chegando mesmo a tocar com a roda traseira direita no capacete do piloto da Mercedes.
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Ambos saíram ilesos, mas o relacionamento entre ambos os pilotos parece estar agora mais frio do que nunca. Já a luta no campeonato permanecerá bem quente com os cinco pontos de diferença entre ambos no campeonato de pilotos com vantagem para o neerlandês.
O safety car foi de novo chamado à pista para retirar os dois carros encavalitados na gravilha da primeira chicane, com Ricciardo no comando à frente de Leclerc, Norris, Perez e Bottas. No recomeço, Norris, Perez e Bottas passaram o piloto da Ferrari e a classificação não mais sofreria alterações na pista, apesar da proximidade entre os seis primeiros e de uma tentativa frustrada de Bottas de ultrapassar Perez. No entanto, tal não viria a ser necessário, já que o mexicano foi penalizado em cinco segundos por ter ultrapassado Leclerc de forma irregular.Dessa forma, Ricciardo e Norris deram um resultado inesperado, mas totalmente merecido, à McLaren, com Bottas a subir ao lugar mais baixo do pódio. Leclerc foi o quarto, na frente de Perez e de Carlos Sainz.
A lista dos dez primeiros ficou completa com Lance Stroll (Aston Martin), Fernando Alonso (Alpine) George Russell (Williams) e Esteban Ocon (Alpine).
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