Esta série virtual, denominada F1 Esports Virtual Grand Prix, terá como principal aliciante a participação de alguns dos pilotos verdadeiros, que são grandes adeptos deste tipo de competições, como são os casos de Max Verstappen, Lando Norris ou de Carlos Sainz Jr.
De acordo com a F1, esta série foi criada para dar a oportunidade aos adeptos de terem algumas corridas para observar enquanto a modalidade faz face aos adiamentos causados pelo Covid-19, que já obrigou ao cancelamento do GP da Austrália e do Mónaco e aos adiamentos dos eventos na China, Bahrein, Vietname, Países Baixos e Espanha.
Assim, a competição irá começar já neste fim de semana, no qual estava previsto realizar-se o GP do Bahrein, com cada corrida a decorrer no mesmo fim de semana do real (as pistas que não tiverem representação virtual, como o Vietname, serão substituídas por outras).
Os jogadores irão recorrer ao jogo F1 2019 da Codemasters para PC, título oficial que foi lançado no ano passado, com direito a qualificação e a corrida, esta encurtada na sua distância para apenas 50% do original (ou seja, no Bahrein, serão apenas 28 voltas). A prova terá transmissão direta no site da Fórmula 1 e nas plataformas de Youtube e Facebook.
Para garantir justiça entre todos os participantes, devido aos diferentes graus de habilidade virtual os acertos dos carros serão padronizados para todos os carros, havendo ainda a indicação de que estas corridas terão um fim meramente de entretenimento.