Valtteri Bottas (Mercedes-AMG) foi o mais rápido na sessão que definiu a grelha de partida para a Corrida de Qualificação (ou sprint) do Grande Prémio de Itália de Fórmula 1, batendo o seu colega de equipa, Lewis Hamilton, que ficou à frente do seu rival e líder do Campeonato de Pilotos, Max Verstappen (Red Bull).
Com os dois Mercedes bastante fortes no circuito de Monza, acabou por ser o piloto finlandês da equipa a ficar com o melhor tempo, garantindo dessa forma a primeira posição da grelha para a Corrida de Qualificação que se irá realizar na tarde de sábado. Autor de uma volta impressionante em 1.19,555s, Bottas pode assumir-se como uma peça fundamental na ajuda a Hamilton, roubando pontos a Verstappen na prova de qualificação que dá pontos apenas aos três primeiros.
Com a luta do título ao rubro, os dois candidatos ficaram nas duas posições seguintes, com Hamilton a ficar na segunda posição, com uma volta em 1.19,651s, ao passo que Verstappen rodou em 1.19,966s, não parecendo em condições de ameaçar os dois carros da Mercedes naquele que é conhecido como o ‘Templo da Velocidade’.
Nas duas posições seguintes ficaram os dois McLaren, praticamente juntos a Verstappen, com Lando Norris em quarto e Daniel Ricciardo em quinto. Pierre Gasly (AlphaTauri) garantiu o sexto lugar da grelha de partida, logo à frente dos dois Ferrari, com Carlos Sainz na frente de Charles Leclerc.
Sérgio Perez (Red Bull) foi o nono melhor, enquanto Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) foi o décimo mais veloz.
A Corrida de Qualificação, novamente uma situação de teste para uma potencial aplicação na próxima temporada, irá definir a grelha de partida para a corrida de domingo, que se mantém com o estatuto principal. Na corrida de sábado, o primeiro recebe três pontos, o segundo dois e o terceiro um. O início está marcado para as 15h30.