F1: Testes de Inverno serão na europa

29/07/2018

Afinal os testes de inverno serão feitos na Europa, e Barcelona poderá voltar a receber os monolugares durante a pré-época… tal como Jerez. A opção de mudança para outra localização estava a ser discutida, pois as equipas pretendiam ter uma meteorologia mais favorável e a pista de Barcelona deixou de ser representativa ao nível do desgaste de pneus. Depois do novo asfalto que foi colocado na pista, a Pirelli foi obrigada a trazer pneus com um piso mais fino, devido às bolhas que se criavam nos pneus com piso “normal”.

Os custos para levar o material para o Bahrein estavam a ser discutidos entre as equipas e a Liberty, mas de um momento para o outro, as discussões foram abandonadas e as equipas informadas que os testes serão feitos na Europa. O descontentamento da pista catalã terá sido transmitido aos responsáveis da F1 e os testes são uma fonte de rendimento de que o circuito não quer abdicar.

Assim, Barcelona deverá estar outra vez no menu e está na calha o regresso de Jerez, que recebeu os testes da F1 pela última vez em 2015. Entretanto já reasfaltada, a pista está sob consideração e poderá voltar a ver os monolugares.

As discussões deverão decorrer em breve, até para acordar a possibilidade das equipas estarem sempre com as boxes abertas para permitir a captação de mais material video e imagens. As equipas são sempre muito fechadas nessa fase e todos os trabalhos costumam acontecer dentro de portas, para não dar o “ouro ao bandido”. Veremos se existe acordo para isso também, mas o mais certo é arranjar-se um compromisso que permita mais imagens sem as equipas abdicarem do secretismo do início de época.