M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Os motores elétricos têm potencial para serem mais potentes que qualquer motor a gasolina. E mesmo nas provas desportivas de dragster e de drifting, onde os carros usam como combustível cocktails que lhes permitem atingir milhares de “cavalos” de potência, os motores elétricos já começam a provar que são mais rápidos e tão espetaculares. Assim, depois dos dragsters elétricos, chegou agora o primeiro elétrico para fazer drifting, construído sob o signo de Napoleão.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Napoleon Motorsports costuma participar nas provas americanas de stock-cars, mas quando surgiu a oportunidade de adquirir um Chevrolet Camaro, o manager da equipa, Ron Bergenholtz, teve a ideia perfeita para uma nova aventura da equipa, e não tardou a convencer o seu chefe, Joe Napoleon, a transformar o seu novo carro num veículo elétrico para as provas de drifting, entrando logo na Formula Drift, o principal campeonato americano desta espetacular disciplina desportiva.

Este Camaro EL1, como foi batizado, tem origens dignas de um filme. Apesar de ser um carro relativamente novo, o muscle car americano estava destinado para o ferro-velho, depois de ter sido abalroado por um comboio. Mas, como em muitas histórias, o sucedido foi exagerado. O toque do comboio foi até bastante ligeiro, só que a seguradora não estava interessada em pagar a reparação, e Bergenholtz comprou o carro e levou-o para a oficina da Napoleon Motorsports, onde demorou cinco meses a prepará-lo.

Joe Napoleon, depois de ver um vídeo de um BMW i8 a fazer drifting, decidiu que queria fazer ir para a Fórmula Drift com um carro elétrico, e como o regulamento técnico é muito liberal, encontrou poucos obstáculos, e montou 400 kg de baterias e um motor elétrico de 520 cv de potência. Parece pouco, mas o que interessa é o binário que gera para fazer as rodas patinarem. E o melhor é que, como o motor não está levado ao máximo, conseguiram resolver o principal obstáculo, o da segurança. É que os bombeiros de Long Beach não quiseram deixar o Camaro EL1 participar na sua prova, afirmando não ter meios de combater um fogo elétrico. Mas lá conseguiram convencer os bombeiros que, como as baterias não estão a ser levadas ao máximo, estas não aqueciam muito e não havia perigo de incêndio.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.