Publicidade Continue a leitura a seguir

Filipe Albuquerque termina 24 Horas de Daytona em segundo

A equipa de Filipe Albuquerque lutou até ao final para repetir o triunfo do ano passado, mas acabou por ter de se contentar com o segundo posto,. Créditos: Rolex/Jensen Larson.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A 60ª edição das 24 Horas de Daytona foi ganha pelo Acura DPi #60 de Oliver Jarvis, Tom Blomqvist, Helio Castroneves e Simon Pagenaud, com o carro gémeo #10 de Filipe Albuquerque, Ricky Taylor, Alexander Rossi e Will Stevens a ficar no segundo posto após mais uma prova bastante renhida que voltou a ter um piloto português no pódio à geral. Na categoria LMP3 houve outro piloto português no lugar intermédio do pódio, neste caso João Barbosa, que foi o segundo no Ligier JS P320 ao lado dos companheiros de equipa Malthe Jakobsen, Seb Priaulx e Lance Willsey.

Num pelotão com 61 carros – o maior desde 2014 –, os dois carros da Acura revelaram-se mais competitivos, com o carro #60 da Meyer Shank Racing Acura a conseguir levar a melhor, não obstante o costumeiro equilíbrio que se verifica entre os participantes da brevemente extinta categoria Daytona Prototype international (DPi).

As primeiras horas mostraram uma ligeira superioridade dos Cadillac, mas com a noite os Acura viraram o jogo a seu favor. Porém, nas horas finais, dois períodos de bandeira amarela juntaram o pelotão e fizeram com que a luta pelo triunfo entre os quatro DPi restantes fosse intensa.

Na linha de meta, acabou por ser o carro de #60 a triunfar, com os três carros seguintes juntos num ‘sprint’ final, que teve o carro de Albuquerque, Taylor, Rossi e Stevens a 3,0 segundos, enquanto o terceiro, o Cadillac DPi #5 de Tristan Vautier, Richard Westbrook, Loic Duval e Ben Keating garantiu o terceiro lugar, ficando a 4,4 segundos da equipa vencedora.

Também na categoria LMP2, a emoção durou até praticamente aos instantes finais, com o Oreca 07-Gibson #81, da DragonSpeed USA, pilotado por Eric Lux, Devlin DeFrancesco, Patricio O’Ward e Colton Herta, a assumir o comando a escassos 11 minutos da bandeira de xadrez., Nos LMP3, categoria em que o experiente João Barbosa terminou em segundo lugar, o triunfo foi para o Ligier da Riley Motorsports #74, partilhado pelos pilotos Gar Robinson, Felipe Fraga, Kay van Berlo e Michael Cooper.

Nas classes GT, a Porsche levou a melhor tanto nos GTD Pro como nos GTD.