Numa decisão a que falta apenas o anúncio oficial, esperado amanhã, a Fórmula 1 irá regressar a Portugal no mês de outubro, desta feita ao Autódromo Internacional do Algarve (AIA), 24 anos depois de o último evento da modalidade no nosso país se ter realizado no Estoril.
A pandemia de Covid-19 obrigou a Federação Internacional do Automóvel (FIA) e a Liberty Media, entidade detentora dos direitos da Fórmula 1, a procurarem novos circuitos para a realização de Grandes Prémios atendendo ao facto de muitos países terem cancelado as suas provas, casos da Austrália, Holanda, Mónaco, Japão ou França.
Neste contexto, com a necessidade de compor um calendário com 15 a 18 provas, a organização do Mundial de Fórmula 1 decidiu-se pela realização de jornadas duplas nalguns dos traçados (como na Áustria e Grã-Bretanha) e pela visita a outras pistas que não constavam do calendário original – entre esses estão o traçado de Misano (Itália) e, a confirmar amanhã, o de Portimão, no Algarve.
De acordo com o Jornal de Notícias, um dos órgãos de comunicação que dá a notícia, o anúncio será feito amanhã pelo Governo e pelos responsáveis autárquicos, devendo a prova disputar-se a 4 de outubro, intercalando uma segunda ronda em Itália (Misano) e a visita a Sochi (Rússia), esta prevista para 27 de setembro.
O circuito do Algarve, perto de Portimão, é reconhecido pelo seu carácter desafiante com curvas cegas que aproveitam o relevo natural e infraestruturas modernas aptas a receberem a Fórmula 1, embora apenas tenha recebido testes da modalidade em 2008.