No dia 13 de maio de 1950, numa antiga pista de aviação militar do Reino Unido, começava aquele que ficou para a história como o primeiro Grande Prémio do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, começando aí uma história que produziu sonhos, lendas e muitos heróis num desporto que ainda hoje não tem par no automobilismo.
Depois de uma época de grandes dificuldades devido à Segunda Guerra Mundial, a Fórmula 1 tinha o seu primeiro Grande Prémio oficial num dos países que mais sofreu com o confronto bélico que devastou a grande parte da Europa. O aeródromo de Silverstone foi convertido num circuito para albergar a primeira prova, na qual muitos nomes sonantes marcaram presença – dentro e fora da pista.
Nas bancadas, o mais relevante era o Rei Jorge VI de Inglaterra, mas no circuito reunia-se a ‘realeza’ do desporto, com figuras como Juan Manuel Fangio, Giuseppe Farina, Reg Parnell, Luigi Fagioli ou Louis Chiron prontas para as lutas em pista. Na prova em si, a Alfa Romeo dominou com quatro carros na frente à partida para a prova, acabando Farina por vencer na frente de Fagioli e de Parnell.
Mas esse foi apenas o princípio da história, que se desenrola há 70 anos sem interrupções, mesmo que na atualidade os motores estejam silenciados – a pandemia de Covid-19 assim o obrigou enquanto o mundo lida com um vírus até há uns meses desconhecido.
Mika Hakkinen
David Coulthard
David Coulthard
David Coulthard
Ayrton Senna
Ayrton Senna
Ayrton Senna
Ayrton Senna
Alain Prost
Alain Prost
Niki Lauda
Niki Lauda
James Hunt
Gerhard Berger
Keke Rosberg
Nigel Mansell
1969 German Grand Prix.
Nurburgring, Germany.
1-3 August 1969.
Jacky Ickx (Brabham BT26A Ford) 1st position.
Ref-69 GER 08.
World Copyright - LAT Photographic
Barcelona, Spain.
1-3 May 1992.
Nigel Mansell (Williams FW14B Renault) takes the chequered flag for 1st position.
Ref-92 ESP 03.
World Copyright - LAT Photographic
1992 Hungarian Grand Prix.
Hungaroring, Hungary.
14-16 August 1992.
Nigel Mansell (Williams FW14B Renault) 2nd position. He also won the Formula One Drivers World Championship.
Ref-92 HUN 23.
World Copyright - LAT Photographic
1992 Monaco Grand Prix.
Monte Carlo, Monaco.
28-31 May 1992.
Nigel Mansell (Williams FW14B Renault) 2nd position.
Ref-92 MON 19.
World Copyright - LAT Photographic
World Copyright - LAT Photographic
World Copyright - LAT Photographic
World Copyright - LAT Photographic
1992 British Grand Prix.
Silverstone, England.
10-12 July 1992.
When Nigel Mansell (Williams FW14B Renault) 1st position, drove around on his victory lap the fans invaded the track as Mansell mania hit its peak. Track stewards tried in vain at the finish to hold them back and keep them from running into the way of the cars.
Ref-92 GB 30.
World Copyright - LAT Photographic
Photo: LAT Photographic/Williams F1. Ref: 1993williams09
Estoril, Portugal, 19th - 21st September 1986, RD16.
Nigel Mansell with Patrick Head. Portrait.
Photo: LAT Photographic/Williams F1. Ref: 1986williams06
Estoril, Portugal, 19th - 21st October 1984, RD16.
Keke Rosberg leads the field on the opening lap after starting in 4th. He went on to retire from the race with engine trouble. Action. Start.
Photo: LAT Photographic/Williams F1. Ref: 1984williams04
1991 Portuguese Grand Prix.
Estoril, Portugal.
20-22 September 1991.
Riccardo Patrese (Williams FW14 Renault) 1st position.
Ref-91 POR 12.
World Copyright - LAT Photographic
Estoril, Portugal, 19th - 21st October 1984, RD16.
Keke Rosberg leads the field on the opening lap after starting in 4th. He went on to retire from the race with engine trouble. Action. Start.
Photo: LAT Photographic/Williams F1. Ref: 1984williams04
Estoril, Portugal, 19th - 21st October 1984, RD16.
Keke Rosberg takes the lead at the start, initially beginning in 4th. He went on to retire from the race with engine trouble. Action. Start.
Photo: LAT Photographic/Williams F1. Ref: 1984williams05
Estoril, Portugal.
18-20 September 1987.
Nigel Mansell (Williams FW11B Honda) leads Gerhard Berger (Ferrari F187) Ayrton Senna (Lotus 99T Honda), Nelson Piquet (Williams FW11B Honda) and Alain Prost (McLaren MP4/3 TAG Porsche) at the start, action.
World Copyright: LAT Photographic
Ref:87 POR 09.
1991 Portuguese Grand Prix.
Estoril, Portugal.
20-22 September 1991.
Riccardo Patrese (Williams Renault) celebrates 1st position on the podium. Ayrton Senna (McLaren Honda) 2nd position stands next to him.
Ref-91 POR 04.
World Copyright - LAT Photographic
Jackie Stewart, Matra MS80, Silverstone, 1969 British Grand Prix.
1969 British Grand Prix start, Silverstone.
Großer Preis von Holland in Zandvoort am 19. Juni 1955. Sieger Juan Manuel Fangio beglückwünscht Stirling Moss, der Zweiter wurde.
Dutch Grand Prix in Zandvoort on 19 June 1955. Winner Juan Manuel Fangio congratulates Stirling Moss, who finished second. Both drivers were in Mercedes-Benz Formula One racing cars W 196 R with free-standing wheels.
Os anos seguintes trouxeram consigo o primeiro grande campeão, Juan Manuel Fangio, que se impôs no campeonato de pilotos por cinco vezes. O argentino tornou-se a primeira lenda da Fórmula 1, alcançando um pecúlio que muitos chegaram a considerar intocável, com os seus cinco titulos. No entanto, se Alain Prost ficou perto, com quatro títulos mundiais, foi Michael Schumacher o primeiro piloto a não só igualar Fangio e os seus cinco títulos, mas também a superá-lo, alcançando os sete no total. O alemão, que não reuniu o consenso total na sua passagem pela Fórmula 1, tem hoje o estatuto de melhor piloto de sempre da modalidade, graças a um pecúlio que conta ainda com 91 triunfos em grandes prémios.
E se os sete títulos do alemão pareciam imbatíveis, os últimos anos mostraram que outro piloto pode, pelo menos, igualá-lo. Lewis Hamilton, britânico, conta já com seis títulos de campeão, provando a sua rapidez e talento ao volante da McLaren e da Mercedes-AMG. A temporada de 2020 irá confirmar se Hamilton estará no mesmo patamar que Schumacher.
Mas, na lista de campeões ficam ainda outros nomes que ganharam aura eterna, como os de Alberto Ascari, Jack Brabham, Jacki Stewart, Niki Lauda, Graham Hill, Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Ayrton Senna, Mika Hakkinen, Fernando Alonso ou Sebastian Vettel, apenas para citar aqueles que venceram mais do que um título.
Destes nomes, uns transbordaram para lá daquilo que é o mero conceito de desporto, como foi o caso com Ayrton Senna. O piloto brasileiro, tricampeão, foi herói e paixão para muitos que viam nas façanhas do paulista um toque de magnificência. Dele se escreveu “Deus conduzia pelas suas mãos”, tal os dotes de Senna, que teve em Alain Prost o seu maior rival. Pertence-lhes a honra de terem protagonizado a rivalidade mais acirrada no desporto em geral, com dois acidentes a resolverem títulos mundiais e a causarem muitas polémicas.
Veloz e perfeccionista, Senna foi também um dos pilotos que batalhou bastante pela segurança nos circuitos de Fórmula 1, algo que dois outros pilotos antes de si haviam advogado com ‘unhas e dentes’ – Jackie Stewart e Niki Lauda nas décadas de 1960 e 1970, nas quais a perigosidade da Fórmula 1 fazia vitimas mortais com alguma regularidade.
O escocês foi um dos que mais forçou o desporto no caminho da segurança, aliando-se ao malogrado Sid Watkins na sua busca por melhores condições de segurança nos circuitos e nos centros de emergência médica dos mesmos. Essa mesma pesquisa por carros e pistas mais seguros foi depois continuada por Lauda, que por pouco não perdeu a vida num pavoroso acidente no circuito de Nürburgring Norsdchleife. Esse motivo levou a que o austríaco encetasse também uma campanha pela melhoria da segurança na Fórmula 1, algo que hoje se tornou central nas regulamentações da Federação Internacional do Automóvel (FIA) para o desporto automóvel.
Além dos muitos nomes lendários que ganharam mérito na Fórmula 1, muitos foram também os construtores que conquistaram a mente dos adeptos. O mais famoso de todos – Ferrari. O construtor italiano é o único a constar nas 70 temporadas do Mundial de Fórmula 1 (embora tenha falhado a primeira corrida), sendo hoje uma instituição em Itália, mas também incontornável para a própria saúde da modalidade
Pelos carros da marca de Maranello passaram nomes como os de Alberto Ascari, Fangio, Lauda, Gilles Villeneuve, Prost, Vettel ou Fernando Alonso, sendo que o mais sonante é o de Schumacher, que dos seus sete títulos registou cinco ao volante dos carros encarnados. O alemão tornou-se lenda na equipa, alcançando um espaço quase tão grande no coração dos adeptos como o próprio fundador da marca, Enzo Ferrari, o Comendador que via nos seus carros a sua razão de vida.
Mas, os adeptos da modalidade lembram também equipas como as britânicas Williams e McLaren, dominadoras da Fórmula 1 nas décadas de 1980 e 1990, a que se juntam outras equipas como a inovadora Lotus (que introduziu alguns monolugares revolucionários pela criatividade de Colin Chapman), a Brabham, a Tyrrell ou a Ligier, entre muitas outras que chegaram e, ou desapareceram, ou se converteram noutras formações. Um bom exemplo disso é a equipa dominadora dos últimos campeonatos do mundo de F1, a Mercedes-AMG, que remonta, historicamente, à Tyrrell – a formação criada por Ken Tyrrell viria a ser convertida em BAR Racing, depois em Honda, Brawn GP e, por fim, na própria porta-estandarte da marca de Estugarda.
A modalidade foi também representativa em termos de inovações técnicas, com muitas das suas abordagens a transitarem, depois, para o segmento dos carros de estrada – a aerodinâmica elaborada, a tecnologia de sobrealimentação (introduzida pela Renault em 1977 e que hoje dá cartas em toda a indústria), o efeito-solo, a construção em materiais como o alumínio ou a fibra de carbono (uma inovação da McLaren com recurso à tecnologia da gigante da aeronáutica, a Hercules), ou a suspensão ativa, hoje um atributo que praticamente todos os carros de estrada de segmento médio-alto podem contar.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.