O monegasco Charles Leclerc (Ferrari) regressou aos triunfos depois de três meses de ‘espera’, batendo o seu rival na luta pelo título, Max Verstappen (Red Bull), depois de o ultrapassar por três vezes ao longo da prova. Carlos Sainz (Ferrari) estava no bom caminho para terminar em segundo lugar, mas um problema na unidade híbrida do seu monolugar obrigou-o a desistir, deixando Verstappen ‘livre’ para a segunda posição, enquanto Lewis Hamilton (Mercedes-AMG) subiu ao pódio pela segunda corrida consecutiva, com o terceiro lugar.

Num dos circuitos em que, teoricamente, a Red Bull estaria em posição de maior vantagem face à Ferrari, foi a equipa italiana a surpreender e a mostrar um ritmo fortíssimo, com Leclerc a fazer três ultrapassagens ao longo da prova a Verstappen, sempre na disputa pelo comando. A primeira decorreu ainda antes das primeiras paragens nas boxes, à 12ª volta, ficando patente que o carro da Red Bull estava a degradar os pneus mais depressa do que o esperado.

Parando primeiro para montar pneus duros, Verstappen acabou por recuperar o comando quando Leclerc e Sainz fizeram as suas paragens, mas a diferença de ritmo entre Leclerc e o atual líder do campeonato levou a uma nova ultrapassagem de Leclerc. Após a segunda paragem de ambos, novamente, Leclerc chegou ao comando de forma decisiva após uma ultrapassagem bem conseguida ajudada pelo melhor estado dos pneus do seu Ferrari.

Acabou por ser a desistência de Sainz, com o motor do seu Ferrari a arder quando estava já ao ataque do segundo posto de Verstappen, a permitir a Leclerc e a Verstappen uma nova paragem nas boxes ao abrigo de um safety car virtual enquanto o carro do espanhol era retirado da berma da pista. Os dois montaram pneus médios para as últimas dez voltas, com o coração dos adeptos da Ferrari (e do muro das boxes) a bater mais depressa depois de o piloto reportar alguns problemas com o acelerador do seu F1-75.

No entanto, desta feita, Leclerc quebrou o ‘enguiço’ e voltou a vencer, ganhando seis pontos a Verstappen (este ganhou um ponto extra pela volta mais rápida, juntando-o aos 18 da segunda posição), que se resignou ao resultado perante o que poderia ter sido um terceiro lugar, caso Sainz não tivesse abandonado.

Fruto de uma prova bastante regular e com grande confiança, Lewis Hamilton voltou ao pódio depois de ter feito o mesmo em Silverstone, no fim de semana passado, embora sem hipóteses de lutar com os pilotos das duas equipas da frente. A completar o bom resultado de conjunto da equipa, George Russell ficou na quarta posição, tendo a sua prova ficado marcada por uma penalização de cinco segundos devido a um contacto com o Red Bull de Sergio Pérez (Red Bull) ainda na primeira volta. Depois de cair para o último lugar, o mexicano viria a abandonar com problemas, perdendo o segundo lugar no campeonato de Pilotos.

Num bom resultado para a Alpine, Esteban Ocon esteve na luta com os Mercedes-AMG, terminando na quinta posição, à frente daquele que foi um dos pilotos do dia, Mick Schumacher, que parece estar agora em muito boa forma, efetuando diversas ultrapassagens para conquistar o melhor resultado da sua carreira.

Após os muitos problemas da qualificação, os dois McLaren terminaram nos pontos, com Lando Norris a ficar em sétimo (com uma penalização de cinco segundos por exceder os limites da pista por diversas vezes) e Daniel Ricciardo em nono. Kevin Magnussen (Haas) completou o bom resultado de conjunto da equipa americana ao ficar com o oitavo lugar. O último lugar pontuável ficou para o espanhol Fernando Alonso (Alpine) após uma grande recuperação do fundo da grelha.

A próxima prova disputa-se no fim de semana de 22 a 24 de julho, no circuito francês de Paul Ricard.

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