O GP da Áustria de Fórmula 1, ganho por Max Verstappen (Red Bull), promete ficar para a história da modalidade como aquele em que mais penalizações foram aplicadas aos pilotos durante a corrida. Os resultados finais apenas foram confirmados já ao cair da noite, com mais pilotos a serem afetados e a perderem posições.

O treino livre, a corrida Sprint e a sessão de qualificação para a corrida já haviam dado o mote quanto ao elevado número de penalizações impostas aos pilotos por não cumprirem os limites da pista na Curva 10, aquela que dá acesso à reta da meta, e a corrida de domingo veio precisamente confirmar essa tendência.

Durante as 71 voltas de prova já vários pilotos haviam recebido penalizações, como foram os casos de Carlos Sainz (Ferrari), Lewis Hamilton (Mercedes), Yuki Tsunoda (AlphaTauri) ou Logan Sargeant (Williams), sendo que o japonês recebeu um total de 15 segundos de penalização no cômputo das suas três infrações.

Mas, já após o final da corrida, a Aston Martin entrou com um protesto oficial por considerar que a Direção de Corrida falhou muitos outros pilotos que também mereciam penalizações, com uma classificação revista a ser apresentada já durante a noite. No total, foram oito os pilotos ‘agraciados’ com mais penalizações, com Sainz, Hamilton, Pierre Gasly (Alpine), Alex Albon (Williams), Esteban Ocon (Alpine), Sargeant, Nyck de Vries (AlphaTauri) e Yuki Tsunoda a receberem mais penalizações, agregadas aos seus tempos finais de prova.

Desta forma, Sainz caiu do quarto lugar para sexto, enquanto Hamilton caiu de sétimo para oito. Os principais beneficiados foram Lando Norris (McLaren) e Fernando Alonso (Aston Martin), que subiram para os quarto e quinto lugares, respetivamente. George Russell (Mercedes) passou para o sétimo lugar, à frente do seu colega de equipa, enquanto Lance Stroll (Aston Martin) subiu para nono por troca com Gasly.

Resultados finais
1. Max Verstappen (Red Bull)
2. Charles Leclerc (Ferrari)
3. Sergio Perez (Red Bull)
4. Lando Norris (McLaren)
5. Fernando Alonso (Aston Martin)
6. Carlos Sainz (Ferrari)
7. George Russell (Mercedes)
8. Lewis Hamilton (Mercedes)
9. Lance Stroll (Aston Martin)
10. Pierre Gasly (Alpine)
11. Alex Albon (Williams)
12. Zhou Guanyu (Alfa Romeo)
13. Logan Sargeant (Williams)
14. Esteban Ocon (Alpine)
15. Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
16. Oscar Piastri (McLaren)
17. Nyck de Vries (AlphaTauri)
18. Kevin Magnussen (Haas)
19. Yuki Tsunoda (AlphaTauri)