Max Verstappen (Red Bull) venceu a corrida ‘Sprint’ do GP da Áustria, uma corrida mais curta que define a grelha de partida para a prova principal de domingo, batendo ‘sem espinhas’ o duo da Ferrari, com Charles Leclerc a ficar à frente de Carlos Sainz.

A luta pelo triunfo foi efetivamente curta, já que apenas na primeira volta a liderança de Verstappen foi ameaçada por Sainz, que partiu melhor da terceira posição e executou os primeiros ataques ao atual campeão do mundo, antes de ser ultrapassado, ele próprio, por Leclerc ainda durante a volta inaugural.

Depois, Verstappen foi-se embora e colocou-se a uma distância segura entre os dois e os três segundos, ao passo que os dois Ferrari acabaram por batalhar entre si pela segunda posição, numa luta que chegou a provocar alguns ‘calafrios’ no muro das boxes da equipa italiana. Sainz chegou a estar novamente à frente de Leclerc, mas na resposta ‘musculada’ na curva 3 o monegasco retomou o segundo posto e tratou de ganhar uma margem mais segura para evitar novos ataques, ao mesmo tempo que procurou manter Verstappen sob pressão.

George Russell (Mercedes-AMG) foi quarto numa corrida solitária, perdendo o contacto com os Ferrari ainda nas primeiras voltas, ficando à frente de Sergio Pérez (Red Bull), que teve de fazer uma corrida de recuperação tendo partido do 13º lugar com algumas excelentes ultrapassagens.

Esteban Ocon (Alpine) foi o sexto melhor, à frente de Kevin Magnussen (Haas), que foi um dos protagonistas de uma batalha que, nas voltas finais, contou ainda com o seu companheiro de equipa, Mick Schumacher e Lewis Hamilton (Mercedes-AMG). O alemão, ligeiramente mais rápido, acabou por não conseguiu superar o seu colega de equipa, acabando nas quatro voltas finais por ter de se defender de Hamilton, que partiu mal e ainda se viu envolvido num contacto com o AlphaTauri de Pierre Gasly.

Apesar da defesa robusta perante Hamilton, o facto de ter perdido o DRS de Magnussen acabou por custar ao jovem piloto alemão o oitavo posto na penúltima volta, bem como o ponto correspondente, já que nas corridas ‘Sprint’ há pontos para os oito primeiros.

Com os resultados desta prova e os oito pontos conquistados, Vertappen ampliou a sua vantagem no Mundial de Pilotos, dispondo agora de 38 pontos de avanço sobre Pérez e 44 sobre Leclerc.