Por pouco Leclerc não repetia a situação do GP da Áustria, quando foi ultrapassado a duas voltas do final por Max Verstappen (Red Bull Honda). Desta feita, o piloto da Ferrari conseguiu manter a posição face ao ‘forcing’ final de Hamilton, cujo Mercedes revelou enorme eficácia com os pneus médios, contrariamente aos dois Ferrari. No final da corrida, os dois primeiros ficaram separados por menos de um segundo.
Na partida, Leclerc segurou a liderança, enquanto o seu companheiro de equipa, Sebastian Vettel, perdeu uma posição para Hamilton, a qual viria a recuperar ainda na primeira volta com uma ultrapassagem na longa reta de Kemmel, tirando partido da maior velocidade de ponta do Ferrari.
Um toque na primeira curva entre Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) e Max Verstappen causou danos no Red Bull que viriam a fazê-lo abandonar depois de se despistar à entrada de Eau Rouge. Embatendo na barreira de pneus e ficando em posição perigosa na pista, o safety car foi chamado para a pista, neutraliza do a prova durante quatro voltas. Para Verstappen e para os seus milhares de adeptos era a desilusão completa.
Retomada a ação em pista, a ordem entre os quatro primeiros manteve-se inalterada até às paragens nas boxes, embora os Ferrari não tenham conseguido fugir aos Mercedes. O primeiro a parar foi Vettel, seguido por Leclerc algumas voltas depois e pelos dois Mercedes-AMG.
O alemão da Ferrari ficou com a primeira posição à frente do seu colega de equipa e dos dois Mercedes, mas rapidamente se percebeu que o ritmo de Vettel estava abaixo do que Leclerc conseguia fazer e, sobretudo, dos Mercedes. Do muro das boxes da Ferrari surgiu a ordem para Vettel deixar passar o seu colega de equipa, o que efetuou na 27ª volta.Hamilton rapidamente se aproximou de Vettel e depois de algumas voltas no seu encalço, concretizou a ultrapassagem na reta de Kemmel à 32ª volta com a ajuda do DRS, partindo depois na perseguição a Leclerc. Assistindo à aproximação rápida de Vallteri Bottas, no segundo Mercedes, Vettel regressou às boxes para montar um jogo de pneus macios, mas a sua corrida estava já reservada para a quarta posição salvo qualquer problema com um dos três primeiros.
Por momentos, Hamilton parecia em posição de facilmente chegar a Leclerc, mas este soube manter a calma e segurar uma distância segura que o levou a cruzar a linha de meta com cerca de um segundo de vantagem. Leclerc, amigo de longa data de Anthoine Hubert, falecido ontem após um violento acidente na corrida de Fórmula 2, não esqueceu a infelicidade e tratou de dedicar a vitória ao francês, que morreu aos 22 anos.
Hamilton ficou com a segunda posição e Bottas com a terceira, acabando a equipa alemã por obter um bom resultado de conjunto que a qualificação não deixava antever. Vettel terminou em quarto e ganhou um ponto adicional pela obtenção da volta mais rápida.
Mais atrás, as lutas no pelotão foram extremamente intensas, com muitos pilotos a trocarem de posição entre si. Lando Norris era uma exceção com o McLaren, tendo chegado a quinto nas voltas iniciais e aí se mantendo até à última volta, na qual foi forçado a abandonar devido a um problema mecânico. Muito azar depois de uma corrida de altíssimo nível de Norris. Com essa desistência e a de Verstappen, coube a Alexander Albon herdar a quinta posição na sua corrida de estreia com a Red Bull, depois de ter brilhado em muitos momentos de ultrapassagem a rivais.
António Giovinazzi (Alfa Romeo) era o nono à entrada da última volta, mas despistou-se no seu decurso e deitou ao ar pontos importantes para a marca italiana. Beneficiando com isso, Pierre Gasly (Toro Rosso) passou a nono e Lance Stroll (Racing Point) ficou com o derradeiro ponto.