Publicidade Continue a leitura a seguir

GP da Bélgica/Qualificação: Verstappen na pole à frente do brilhante Russell

SPA, BELGIUM - AUGUST 28: Max Verstappen of the Netherlands driving the (33) Red Bull Racing RB16B Honda during qualifying ahead of the F1 Grand Prix of Belgium at Circuit de Spa-Francorchamps on August 28, 2021 in Spa, Belgium. (Photo by Lars Baron/Getty Images) // Getty Images / Red Bull Content Pool // SI202108280491 // Usage for editorial use only //

Publicidade Continue a leitura a seguir

Max Verstappen (Red Bull) garantiu a pole position para o GP da Bélgica de Fórmula 1, disputada em condições bastante difíceis devido à chuva que caiu sobre o circuito de Spa-Francorchamps. George Russell (Williams) foi a outra estrela da sessão de qualificação ao garantir o segundo posto, enquanto Lewis Hamilton (Mercedes-AMG) ficou com a terceira posição.

Como se previa, a chuva tornou a tarefa de pilotos e equipas muito mais complicada, levando a que cada uma das três fases de qualificação fosse marcada pela incerteza até ao final. Também os incidentes não faltaram, sendo o mais grave aquele que Lando Norris (McLaren) protagonizou ao início da Q3, batendo forte no complexo desafiante de Eau Rouge/Radillion, obrigando mesmo à interrupção da sessão.

Na fase decisiva, a Q3, Max Verstappen tirou um ‘coelho da cartola’ e, com uma volta espetacular em 1.59,765s, superou Russell, que pouco antes havia saltado para a primeira posição ao bater o tempo de Hamilton. Verstappen foi o único a rodar em menos de dois minutos, com Russell a colocar um Williams na primeira linha pela primeira vez desde o GP de Itália de 2017.

Hamilton ficou com a terceira posição na grelha, mas não teve tarefa fácil na Q2, precisando mesmo de um jogo de pneus para chuva novos para passar à fase final da qualificação. Daniel Ricciardo (McLaren) obteve o seu melhor resultado da temporada em qualificação, com a quarta melhor marca, compensando de certa forma a desilusão causada pelo acidente de Norris, que parecia ter condições de lutar pela pole. Apesar dos grandes danos no monolugar, o piloto britânico saiu sem problemas físicos, com uma passagem pelo centro médico a confirmar isso mesmo.

Sebastian Vettel (Aston Martin) ficou com o quinto tempo, num excelente resultado para o piloto alemão, enquanto Pierre Gasly (AlphaTauri) registou o sexto tempo, dando continuidade às boas prestações nesta temporada. Sérgio Perez (Red Bull) foi o sétimo à frente de Valtteri Bottas (Mercedes-AMG), Esteban Ocon (Alpine) e Norris. Porém, o piloto finlandês da Mercedes irá perder cinco posições na grelha de partida devido a uma penalização imposta pela sua responsabilidade no acidente à partida do GP da Hungria.

Registo ainda para a má prestação dos Ferrari, com Charles Leclerc a ser o 11° e Carlos Sainz o 13°.