Publicidade Continue a leitura a seguir

GP da Turquia: Bottas vence à frente de Verstappen; Hamilton foi quinto

Foto: Glenn Dunbar/LAT Images/Pirelli Press

Publicidade Continue a leitura a seguir

Valtteri Bottas (Mercedes-AMG) venceu o GP da Turquia de Fórmula 1, numa prestação senhorial que nunca deixou esperanças aos seus principais rivais, nomeadamente a Max Verstappen (Red Bull), que terminou em segundo lugar e que recuperou a liderança do campeonato de Pilotos, uma vez que o seu rival, Lewis Hamilton (Mercedes-AMG), não foi além do quinto lugar, tendo partido de 11o.

Com a pista sempre molhada, mas sobretudo escorregadia graças à humidade e às baixas temperaturas, Bottas esteve imperial ao longo das 58 voltas, mantendo o comando após a partida (era o detentor da pole position após a penalização a Hamilton pela mudança do motor de combustão do seu carro) e apenas uma tentativa de estratégia diferente por parte de Charles Leclerc (Ferrari) lhe tirou a liderança por algumas voltas.

Tal como Bottas, a grande maioria dos pilotos parou apenas uma vez nas boxes, trocando os compostos intermédios por outros idênticos em virtude das condições da pista. Leclerc e Lewis Hamilton tentaram efetuar toda a corrida com o mesmo jogo de pneus, mas a degradação dos pneus obrigou a que tivessem de parar numa fase muito tarda da prova para montar pneus novos – o que prejudicou ambos os pilotos, que se queixaram da falta de aderência devido à incapacidade de colocar os pneus à temperatura ideal. Apenas Esteban Ocon (Alpine) não realizou nenhuma paragem ao longo da corrida, terminando no décimo lugar.

Por outro lado, bem mais temerário foi Sebastian Vettel (Aston Martin), que ainda chegou a ter pneus para seco (de mistura média) no seu carro, mas rapidamente se tornou evidente que eram uma escolha errada, saindo de pista por diversas vezes numa única volta ao traçado turco.

Atrás de Bottas, Verstappen também teve uma corrida tranquila, pois Leclerc nunca se aproximou o suficiente para o ameaçar na primeira fase da prova, garantindo um segundo lugar bastante importante nas contas do título. Sergio Pérez (Red Bull) completou uma boa prestação de conjunto da equipa de Milton Keynes ao ficar no terceiro lugar, depois de ultrapassar Leclerc já depois da paragem deste para montar o seu segundo jogo de pneus intermédios – queixando-se de falta de aderência na traseira, foi presa fácil para o mexicano, que também beneficiou da paragem à 50ª volta de Hamilton. Os dois estiveram envolvidos numa batalha intensa a meio da prova, resistindo mesmo de forma musculada ao britânico na 36ª volta, quando este tentou roubar a quarta posição ao mexicano.

Sem ritmo para mais depois de montar pneus frescos a oito voltas do fim, o piloto da Mercedes-AMG terminou na quinta posição, atrás de Leclerc, tendo Pierre Gasly (AlphaTauri) e Lando Norris (McLaren) terminado não muito longe. Boa recuperação também para Carlos Sainz (Ferrari), que partiu do penúltimo lugar da grelha depois de uma penalização por montar uma unidade de potência inteiramente nova, terminado no oitavo posto. Lance Stroll (Aston Martin) foi o nono e Ocon resgatou o derradeiro ponto disponível.

Apesar das condições bastante traiçoeiras, não se registou qualquer abandono na prova turca.

No campeonato de Pilotos, Max Verstappen tem agora 262,5 pontos, enquanto Hamilton voltou a passar para a posição de perseguidor, com 256,5 pontos. Bottas tem 177 pontos, ao passo que Lando Norris está em quarto, com 145 pontos. No campeonato de Construtores, mantém-se a luta entre a Mercedes e a Red Bull, com a marca alemã a ter agora 433,5 pontos, contra os 397,5 pontos da Red Bull.