A chuva apareceu no regresso da Fórmula 1 ao circuito de Istambul, para o GP da Turquia, e baralhou as contas da qualificação. Lance Stroll, da Racing Point, obteve o melhor tempo da sessão, seguido por Max Verstappen (Red Bull) e de Sérgio Perez (no segundo Racing Point). No entanto, o autor da pole position está a ser investigado, bem como diversos outros pilotos, por efetuarem os seus tempos em potenciais situações de bandeiras amarelas.

A sessão de qualificação acabou por ser bastante afetada pela chuva que obrigou mesmo à interrupção da mesma ainda na primeira fase, a Q1, quando a chuva se tornou demasiado intensa, com pouco menos de sete minutos restantes no cronómetro. Porém, após a paragem da chuva e os procedimentos utilizados pela direção da corrida para ajudar à secagem mais rápida, os monolugares voltaram à pista, para uma nova interrupção quase de seguida devido a uma saída de pista de Romain Grosjean, da Haas.

Na fase decisiva, a Q3, uma decisão acerta de alguns pilotos de optarem pelos pneus intermédios em vez dos pneus de chuva pagou dividendos, com Lance Stroll a ser o mais rápido graças a uma volta em 1.47,765s, obtendo assim a sua primeira pole position da carreira.

A volta mais rápida de Stroll mesmo ao ‘cair do pano’ acabou por negar a Max Verstappen a pole position (1.48,055s), que havia sido o mais rápido em todas as outras sessões de treinos. Ainda assim, um bom ritmo do piloto holandês, que poderá amanhã ter condições para registar mais um triunfo nesta temporada. No terceiro lugar ficou Sergio Perez, com uma volta em 1.49,321s, dando força a um resultado de conjunto bastante positivo para a Racing Point.

Na quarta posição ficou Alex Albon (Red Bull), ao passo que Daniel Ricciardo (Renault) ficou com o quinto melhor tempo. Ao contrário do que tem sido usual na temporada de 2020, os Mercedes-AMG ficaram de fora dos primeiros postos, com Lewis Hamilton – na iminência de alcançar o seu sétimo título mundial – a ser o sexto, mas sem argumentos para batalhar pela pole position.

Esteban Ocon (Renault) ficou com o sétimo posto, logo à frente de Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) e do outro Mercedes-AMG, piloado por Valtteri Bottas. Coube ao outro Alfa Romeo, de Antonio Giovinazzi, o último lugar entre os dez primeiros, numa celebração apropriada dos 500 grandes prémios da Sauber, equipa que é base da Alfa Romeo Orlen e que mantém a sede em Hinwill.

Para outras equipas com fortes ambições, como a McLaren ou a Ferrari, a sessão de qualificação foi pouco positiva. Na formação britânica, Lando Norris foi o 11º, enquanto Carlos Sainz foi o 13º, mas penalizado em três lugares na grelha por ter ‘tapado’ Perez. Já a equipa italiana teve em Sebastian Vettel o seu melhor representante, no 12º lugar, com Charles Leclerc – que havia prometido bastante nos treinos livres – não foi além do 14º posto, entretanto subindo uma posição com a penalização de Sainz.