Corrida de celebração para a Red Bull e de pouca alegria para a Ferrari em frente ao seu público no Autódromo Enzo e Dino Ferrari. Max Verstappen venceu a prova à frente do seu colega de equipa da Red Bull, Sergio Pérez, enquanto Charles Leclerc (Ferrari) perdeu um pódio certo com um pião já na fase final da corrida. Lando Norris (McLaren) foi o principal beneficiado, ao garantir o terceiro posto.
A fase inicial da corrida decorreu com a pista bastante húmida, com a ameaça de chuva a manter-se ao longo das 63 voltas. Porém, a pista secou gradualmente e os pilotos acabaram por fazer a prova praticamente sem chuva apesar de alguns chuviscos nas últimas três voltas.
Na partida, os carros do lado esquerdo, da trajetória usual, partiram melhor com Verstappen a segurar o primeiro posto e Pérez a saltar para segundo, à frente de Leclerc, que perdeu mesmo o terceiro posto para Norris. Pior foi a partida de Carlos Sainz (Ferrari), que pela segunda corrida consecutiva, acabou por desistir atascado na gravilha, desta feita devido a um contacto de Daniel Ricciardo (McLaren), na primeira chicane.
Após a intervenção do safety car para remover o carro de Sainz, Verstappen foi ganhando vantagem sobre Pérez, enquanto Leclerc rapidamente se desenvencilhou de Norris, perseguindo Pérez numa situação que não se alterou ao longo da primeira metade da prova nem com as paragens nas boxes para trocar os pneus intermédios de chuva fraca para pneus slick. À 19ª volta, Leclerc ainda saiu à frente de Pérez mas o mexicano parou uma volta antes e recuperou a segunda posição por ter os seus pneus na temperatura mais indicada.
Verstappen manteve a sua liderança sempre acima dos seis segundos, consolidando paulatinamente a sua vantagem, enquanto Leclerc se manteve próximo de Pérez, chegando a estar a menos de um segundo após um erro do homem da Red Bull. Sem conseguir manter a pressão, Leclerc decidiu parar à 49ª volta para montar pneus macios para tentar ficar com o ponto da volta mais rápida, mas foi imitado na sua estratégia por Pérez e Verstappen nas duas voltas seguintes. Com isso, logrou aproximar-se de Pérez, chegando a estar na faixa de utilização do DRS por duas vezes.
Porém, à 52ª volta, Leclerc cometeu um erro na chicane da Variante Alta, efetuando um pião com um ligeiro toque na barreira de pneus que o obrigou a parar nas boxes para mudar a asa dianteira do Ferrari e os pneus, descendo para o nono lugar, do qual recuperou ainda para o sexto lugar depois de passar Kevin Magnussen (Haas), Sebastian Vettel (Aston Martin) e Yuki Tsunoda (AlphaTauri).
Verstappen teve assim um bónus com o erro de Leclerc, recuperando mais ainda mais pontos ao monegasco também com a volta mais rápida, sendo a diferença entre ambos de 27 pontos.
Norris ficou com o terceiro posto, enquanto George Russell (Mercedes) e Valtteri Bottas (Alfa Romeo) foram também animadores das voltas finais, travando uma batalha que foi ganha pelo britânico. Leclerc foi o sexto à frente de Tsunoda, com uma excelente corrida, e de Sebastian Vettel (Aston Martin), também autor de uma prova muito boa, tendo conseguido passar Magnussen perto do fim, com o dinamarquês na nona posição. O último lugar dos pontos ficou para Lance Stroll (Aston Martin), que completou um bom resultado de conjunto para a equipa britânica.
Alexander Albon (Williams) ficou com o 11º lugar, levando a melhor numa batalha a três que envolveu Pierre Gasly (AlphaTauri) e Lewis Hamilton (Mercedes), com o heptacampeão do mundo a ter uma corrida sofrível sem chegar à luta pelos pontos em contraponto com o seu companheiro de equipa. Além de não ter conseguido ultrapassar Gasly apesar das muitas tentativas, Hamilton teve ainda de se sujeitar ao momento pouco glorioso de levar uma volta de Verstappen, piloto com quem batalhou pelo título no ano passado.