Lewis Hamilton (Mercedes) regressou às pole positions, depois de ser o mais rápido na sessão de qualificação para o GP de Espanha de Fórmula 1, batendo o seu colega de equipa Valtteri Bottas. Esta é a 92ª pole position do piloto britânico na modalidade e a quarta desta temporada.
Hamilton gastou 1.15,584s na sua melhor volta ao traçado catalão, deixando Bottas a 0,059s. O holandês Max Verstappen (Red Bull) foi o terceiro mais rápido, a 708 milésimas de segundo de Hamilton.
“Fisicamente, o calor é duro. Por causa disso também sentimos problemas com os pneus. É isso que tentamos gerir durante as voltas”, explicou Hamilton, no final.
Hamilton queixou-se, ainda, do vento que tem afetado a zona do traçado de Barcelona, mostrando alguma preocupação por ter Valtteri Bottas a seu lado. “Vai ser um longo caminho até à primeira curva”, frisou.
A Mercedes conquistou, aqui, também, a oitava pole, sendo que em sete dessas ocasiões, fez a dobradinha, tal como hoje.
O regressado Sérgio Perez (Racing Point) garantiu a quarta posição da grelha de partida, depois de duas corridas de ausência por estar infetado com Covid-19, com o seu colega de equipa, Lance Stroll, logo atrás.
Alex Albon (Red Bull) ficou com o sexto melhor tempo, à frente da dupla da McLaren, com Carlos Sainz na frente de Lando Norris. Só depois, no nono lugar, se encontra o melhor Ferrari, com Charles Leclerc. Pierre Gasly (AlphaTauri) ficou com o décimo lugar.
O GP de Espanha de Fórmula 1 será a sexta corrida da temporada. Lewis Hamilton lidera com 107 pontos, mais 30 do que o finlandês.