Valtteri Bottas (Mercedes-AMG) terminou em primeiro lugar a Corrida Sprint do GP de Itália de Fórmula 1, ficando à frente de Max Verstappen (Red Bull). Porém, com a penalização imposta a Bottas pela estreia de um novo motor, o finlandês irá partir amanhã da última posição da grelha. Verstappen terá assim a pole position, ficando à frente de Lando Norris e de Daniel Ricciardo, ambos da McLaren. Lewis Hamilton foi apenas o quinto nesta corrida.
Com Bottas e Hamilton a partirem da primeira linha para a corrida Sprint, chegou-se a supor que o finlandês pudesse ajudar o britânico na luta pelo título, mas uma má partida do vice-líder do campeonato deitou por terra qualquer plano nesse sentido.
Se Bottas aproveitou da melhor forma a primeira posição, Hamilton foi mais lento a arrancar e viu-se superado por Verstappen, pelos pilotos da McLaren e ainda pelo AlphaTauri de Pierre Gasly. Porém, um toque deste no carro de Norris na primeira chicane levou a que danificasse a asa dianteira do seu monolugar, saindo de pista depois na Curva Grande, o que trouxe o safety car para a pista durante três voltas.
Bottas manteve o ritmo e dominou a prova de 18 voltas, garantindo três pontos, enquanto Verstappen ficou com o segundo lugar e dois pontos, o que aumentou a sua vantagem no campeonato de pilotos para cinco pontos. Mais importante, garante a primeira posição para a corrida principal de amanhã, enquanto Hamilton terá a quarta posição à partida.
Os dois McLaren mantiveram atrás de si Hamilton, pelo que irão partir em segundo e terceiro lugares, na frente de Hamilton. Animando os ‘tifosi’, mas sem grandes possibilidades de lutar pelo triunfo, os dois Ferrari de Charles Leclerc e de Carlos Sainz foram sexto e sétimo da prova, respetivamente, logo à frente do Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi.
O top 10 ficou completo com Sérgio Perez (Red Bull) e Lance Stroll (Aston Martin).